COMO MUDAR HÁBITOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

Hábitos melhores são o que todos nós gostaríamos de ter em nossas vidas. Manter bons hábitos não é nada fácil para boa parte das pessoas. Então, o que fazer? O que devo mudar? Por onde começar? O que devo priorizar como um bom hábito? Como estabeleço uma rotina? Várias são as perguntas em um cotidiano extremamente turbulento como o nosso. E é para respondê-las que dedico o texto de hoje. Por exemplo, minha vida e rotina atuais estão iguais às do cronista mineiro Rômulo Paes: “é subir Bahia e descer Floresta”.

O hábito é um comportamento que determina o que a pessoa aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. Hábito é o uso, um costume, um modo constante de como se comportar e de agir – diferentemente do instinto, que é um comportamento inato, ou seja, que não foi aprendido. Todos têm maus hábitos, seja enrolar demais na cama pela manhã, nunca terminar aquele livro, não começar a academia, roer as unhas, tomar café demais, etc. E todos sabem também o trabalho que dá para mudar ou melhorar um velho hábito.

Existem hábitos que devemos exercitar continuamente e que darão um impulso grande em nossas vidas. Devemos iniciar com pensamentos positivos, pois este é um trunfo poderoso para a motivação e para que possamos concretizar as coisas necessárias ao sucesso pessoal e profissional. Portanto, toda vez que um pensamento negativo surgir em sua mente, pare e anote-o em um papel. Analise de forma objetiva como poderá resolver aquele problema. Pensamentos negativos devem ser prontamente solucionados, pois criam um ambiente perverso ao crescimento.

Exercícios físicos são outro ponto a ser estimulado, pois sabidamente são uma forma de reduzir o estresse e, portanto, uma poderosa ferramenta para o equilíbrio físico e mental. Você, por si só, poderá ver que após uma atividade física nós nos sentimos bem melhor e mais dispostos. Isso leva, invariavelmente, a reforçar nossa confiança, incentivando e potencializando a criatividade. De igual forma, faça uma tarefa por vez. Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso prejudica o foco e, consequentemente, a produtividade. Para tanto, faça listas de prioridades por escrito e vá executando uma a cada vez. Da mesma forma que executar uma tarefa por vez, o hábito de ter um grande objetivo é também recomendável.

Quem persegue vários objetivos de vida ao mesmo tempo, normalmente não consegue realizar nenhum deles. Portanto, estabeleça seus objetivos de vida, também por prioridades, e vá conquistando um a um. Certamente o final será mais feliz e com menos estresse. Não se esqueça da generosidade, que é um hábito que retorna em dobro a cada ato de bondade. Simpatia, generosidade e compreensão devem ser a mola mestra em hábitos diários. Por fim, estabeleça uma rotina diária, pois é ela que irá aperfeiçoar seu dia, suas semanas, meses e até anos. Somente com rotinas preestabelecidas os sonhos irão se realizar.

A frase que melhor descreve o hábito, a meu ver, foi escrita por Aristóteles: “Somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *