COMO TRATAR UMA PESSOA ARROGANTE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

cotrupea

Os arrogantes são como os balões, basta uma picadela de dor ou de sátira para dar cabo deles. (Madame Staël)

Os leitores que acompanham meus textos sabem que tenho especial apreço por temas sobre o comportamento humano, como a arrogância, por exemplo. Um arrogante bem conhecido nos dias atuais é o futuro presidente dos EUA, Donald Trump. Dia desses, tive o desprazer de deparar-me com uma pessoa extremamente arrogante e gostaria de compartilhar com o leitor noções sobre este tipo de indivíduo e como podemos (e devemos) tratá-lo.

Uma característica muito prevalecente no arrogante é a falta de humildade – ou seja, a pessoa se acha sempre superior aos outros. São indivíduos extremamente orgulhosos e altamente soberbos, bem como prepotentes – portanto, não ouvem ninguém, pois se julgam donos absolutos da verdade. O arrogante é muito individualista, sempre egocêntrico e frequentemente mal-educado. É só lembrar, mais uma vez, o teor de algumas das recentes entrevistas concedidas pelo então candidato norte-americano.

Podemos, na maior parte das vezes, identificar o arrogante pelo olhar e pelo tom de voz. É prepotente e se utiliza do poder para se sobressair ou para fazer valer a sua vontade. Mas este tipo sempre esconde, por trás da soberba, uma baixa autoestima. E o medo explica a forma rude como o arrogante trata as pessoas. Ou seja, está sempre atacando porque esta é a sua forma de defesa. Ataca por ter medo, simples assim! Não é à toa que a arrogância vem acompanhada da prepotência, pois o inseguro precisa muito se proteger. O arrogante passa a maior parte do tempo pensando em como proteger sua imagem – uma imagem que é falsa, claro.

Para os que desejam saber como lidar com pessoas arrogantes, alguns pontos são importantes, inclusive um treinamento – se necessário. Vejamos:

  • Converse olho no olho e não se sinta intimidado.
  • Permaneça firme em suas convicções.
  • Demonstre sua insatisfação. Você não tem que se sentir pressionado por alguém que claramente não é sensato. Portanto, não fuja.
  • Resista e não se deixe atacar quando tiver que se confrontar com pessoas assim.
  • Diga realmente o que sente. Seja honesto. Essa pessoa pode, inicialmente, nem ouvir os seus conselhos, pois essa atitude é típica do arrogante. Entretanto, o futuro certamente irá determinar qual é o lado sensato.

Engolir pessoas arrogantes pode não ser uma tarefa fácil. Entretanto, basta tratá-lo como não superior, ou seja, tratá-lo como uma pessoa comum (o que realmente é), como “pessoas normais”, e isso será suficiente para evitá-lo.

O arrogante está sempre buscando atrair a atenção para si, ou seja, sempre querendo um palco. A vida dessas pessoas é um verdadeiro circo ambulante. Sei que é difícil, mas tente ignorar os arrogantes, pois podem ser pessoas extremamente irritantes, que humilham os outros (em especial os mais fracos), tratando-os como incompetentes. Portanto, o meu conselho é se manter afastado de tipos como esses. Se não for possível, não deixe de manifestar suas posições com a firmeza necessária!

A crítica literária, filósofa e escritora francesa do período iluminista Madame Staël retratou bem a pessoa arrogante. Disse ela: “Os arrogantes são como os balões, basta uma picadela de dor ou de sátira para dar cabo deles”.

Ilustração: obra do pintor russo Leonid Afremov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *