COMO VOCÊ GERENCIA SEU TEMPO?

Autoria do Dr. Telmo Diniz

HEITOR 45

Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver. (Dalai Lama)

Boa parte das pessoas não sabe gerir suas 24 horas. Ficam confusas com o que realmente é importante ser realizado. Diante de tal observação, achei bom discorrer um pouco sobre o tema. O grande desafio de saber gerir nosso tempo, no dia a dia, é diferenciar o importante do urgente. Aprender a gerir o tempo certamente irá melhorar sua qualidade de vida.

Normalmente, as pessoas que se destacam em suas carreiras são profissionais que parecem ter mais de 24 horas em seus relógios. Essas pessoas sabem aproveitar o tempo de forma adequada. De outro lado, existe o prolixo, ou seja, aquela pessoa que leva uma eternidade para explicar o que deveria ser feito, em cinco minutos de conversa. Então, quem você vai querer ser? O prolixo que não resolve as coisas ou o pragmático do tempo, que sabe otimizar tudo a sua volta?

Primeiramente, inicie por detectar os “ladrões do tempo”, que são aqueles pequenos acontecimentos do dia a dia que desviam nosso foco, como mensagens instantâneas, ambientes barulhentos, o colega prolixo ou chato ao seu lado, interrupções desnecessárias, etc. Quando você se propuser iniciar algo, deve se abstrair disso tudo. Você deve fazer seu ambiente,  e não o contrário. Outro ponto importante e que também tira o foco é ir a uma reunião sem uma pauta clara. É aquele tipo de reunião para marcar outra reunião. Uma perda de tempo sem fim. Mas o maior problema e que consome uma eternidade de nosso tempo é a procrastinação, ou seja, eu deixo pra lá o que eu não gosto de fazer.

É natural entre todos nós, seres humanos, fazer primeiro aquilo que gostamos, que dominamos e que é mais bacana. “Empurramos com a barriga” aquilo de que não gostamos de fazer. Em outras palavras, geralmente deixamos para o final, ou não fazemos, o que está fora da nossa zona de conforto. Quando você listar o que tem de realizar, verá que tem coisas que gosta e outras não. Tudo que você listar deverá ser realizado.

A gestão do tempo tem a ver com o que fez e, principalmente, com o que você deixou de fazer. Isso vai chamar sua atenção de volta ao foco. Entender claramente, todos os dias, o que está consumindo o seu tempo fará com que no próximo dia a sua gestão melhore. A maioria das pessoas simplesmente passa o dia sem saber realmente o que fez e como fez. O processo de gestão do tempo tem a ver com disciplina.

Portanto, para fazer a gestão do seu tempo, você deverá atentar-se para algumas coisas importantes:

  • use uma agenda que contenha tudo que você tem que fazer, de preferência por ordem de importância;
  • dê seguimento com um planejamento semanal, ou seja, escolha uma hora de um dia da semana e faça uma revisão em sua lista (cheque quantas reuniões você tem;
  • se precisar preparar algo, bloqueie o calendário se necessário;
  • revise sua lista de projetos;
  • Não esqueça também que em sua lista devem estar relacionadas coisas pessoais como uma viagem em família, filmes para assistir, etc.

Entender claramente, todos os dias, o que está consumindo o seu tempo, fará com que no próximo dia a sua gestão melhore.

Nota: imagem copiada de frasesdavida.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *