Correggio – A SANTA NOITE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Nós nos precipitamos para a cena, juntos com o pastor, e vemos o que ele também está vendo: o milagre da luz que refulgiu nas trevas. (E.H. Gombrich)

A composição A Santa Noite, também conhecida como A Adoração dos Pastores, é uma obra-prima do pintor italiano Correggio. Trata-se de uma das obras mais famosas do artista, em que o claro-escuro faz-se presente. É tida como uma das mais belas obras sobre o tema.

A Virgem Maria encontra-se numa gruta, embevecida, abraçada a seu Menino, numa postura de adoração silenciosa. Tem às costas seu esposo José, que cuida de seu burro. Mais ao fundo estão duas crianças (ou anjos) ao lado de outro burrinho. À frente de Maria e sua criança estão três pastores e um cão, e acima, paira uma legião de anjos. A Sagrada Família encontra-se num estábulo em ruínas. Uma intensa luz emana da criança, iluminando sua mãe e tudo à sua volta.

Dentre o trio de pastores, composto por um homem e duas mulheres, existe grande encantamento. O camponês robusto, que se encontra de pé, teve uma divinal visão em que os céus abrem-se e um grupo de anjos, sobre uma nuvem branca, entoam “Glória a Deus nas Alturas”, enquanto trazem os olhos fixos na cena que veem abaixo. Através dessa visão ele chega ao local, para também adorar o Filho de Deus. Entre surpreso e maravilhado, e paralisa seu movimento ao ali chegar, e parece estar retirando o gorro em sinal de respeito, preparando-se para ajoelhar e adorar o Menino.

Uma das pastoras leva a mão esquerda ao rosto, deslumbrada com a luz que sai da manjedoura, onde se encontra o Menino. Segura por sua mão direita está uma cesta com ovos, que ela traz como presente para a Sagrada Família. A outra pastora, que se encontra à sua direita, olha com alegria para o pastor grandalhão que acabara de chegar.

A adoração dos pastores representa a adoração popular, enquanto a dos Magos representa a dos reis de todas as partes do mundo.

Ficha técnica
Ano: c. 1530
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 256 x 188 cm
Localização: Gemäldegalerie Alte Meister, Dresden, Alemanha

Fontes de pesquisa
A história da arte/ E.H. Gombrich

2 comentários sobre “Correggio – A SANTA NOITE

    1. LuDiasBH Autor do post

      Marcela

      Este quadro é realmente maravilhoso. Correggio estava num período de profunda inspiração ao criá-lo.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *