Courbet – A ORIGEM DO MUNDO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Courbert12    Courbert123

A composição A Origem do Mundo do pintor francês Gustave Courbet trata-se de um estudo realístico da genitália feminina, pintado em 1866. A pintura era tão moderna para a época, que sua exibição pública só foi acontecer na metade do século seguinte, ou seja, nos meados de 1900.

Courbet fez esta composição a pedido do diplomata turco Khalil Bey, grande colecionador de arte erótica. A modelo encontra-se nua, deitada, com as coxas abertas, tendo o artista pintado parte de seu corpo, dando maior ênfase à genitália exposta.

Khalil Bey, o dono da obra, ao se ver arruinado pelo jogo, foi obrigado a abrir mão de sua coleção, que acabou sendo leiloada. O escritor francês Edmond de Gouncort encontrou a obra acima, em 1889, num antiquário, sendo posteriormente comprada por um nobre húngaro que a levou para Budapest. Quando o quadro retornou a Paris, foi adquirido pelo conhecido psicanalista francês Jacques Lacan. Após a morte do psicanalista, sua família entregou a obra ao governo francês, como parte dos impostos a serem pagos, em razão da herança de Lacan.

O mais interessante é que A Origem do Mundo voltou à baila em 2013, sob o argumento de que sua parte superior, mostrando os ombros e o rosto da modelo, fora encontrada. Segundo dizem, a modelo irlandesa Joanna Hiffernan estava envolvida sentimentalmente com Courbert, na época em que pousou para o quadro. Talvez por isso, ele tenha dividido a obra em duas partes, para não expô-la. Segundo a revista francesa Paris Match, trata-se de algo confirmado, após dois anos de estudo. Contudo, o museu, onde se encontra a obra, descarta tal possibilidade.

Uma pergunta ao leitor: trata-se de uma arte obscena ou apenas arte? A resposta irá variar de acordo com a visão de cada um. Penso eu que todas as partes do corpo, tanto feminino quanto masculino, são belas. E não há porquê nos envergonhamos de nenhuma delas. A exclusão dessa ou daquela, irá fazer uma grande falta ao corpo humano.

Ficha técnica
Ano: 1866
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 46 x 55 cm
Localização: Museu d’Orsay, Paris, França

Fontes de pesquisa
Tudo sobre arte/ Sextante
cultura.estadao.com.br/noticias/geral,a-origem-do-mundo-de-courbet-imp-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *