Da Vinci – A ANUNCIAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

asa

A Anunciação, composição do pintor italiano Leonardo da Vinci, está dividida em três níveis de profundidade. Ao fundo, estão dispostos quatro ciprestes cônicos. Entre o primeiro, à direita, e o segundo, existe um grande espaço, através do qual passa  a luz que ilumina o local do terraço, onde se encontram a Virgem e o anjo. A distância entre eles é muito grande, como se se tratasse de duas cenas diferentes, mas o cruzamento do olhar entre  os dois unifica as duas partes, assim como a luz que vai do mensageiro para o rosto da Virgem.

Entre o segundo e o terceiro cipreste, assim como entre o terceiro e o quarto, apesar da presença de outras árvores com forma irregular, há também espaços por onde passa a luz. Montanhas azuis aparecem ao fundo.

A Virgem está confortavelmente assentada em sua cadeira, no terraço do palácio, quando recebe a visita do anjo mensageiro. Ela parece muito surpresa com a mensagem que recebe. À sua frente, estende-se um tapete de ervas e flores, enquanto às suas costas, uma porta abre-se para um quarto, sendo possível observar um pedaço da cama coberta com uma colcha amarela.

O anjo, com seu belo perfil, tem uma perna ajoelhada e a outra dobrada, na qual descansa a mão que carrega um galho de lírios brancos, símbolo da pureza de Maria. A mão direita ergue-se em saudação à Virgem. Suas asas levantadas parecem prestes a alçar voo. As flores do local onde ele se encontra são bem detalhadas.

Anjo e Virgem estão suntuosamente vestidos, com as dobras de suas vestes minuciosamente trabalhadas. A arquitetura do porta-livros de mármore é ricamente trabalhada. A associação da Virgem Maria com os livros simboliza a sua sabedoria.

Ao pé da última montanha é possível ver uma cidade com seu porto e barcos.

Ficha técnica
Data: c. 1472/1475
Técnica: óleo e têmpera sobre madeira
Dimensões: 98 x 217 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *