Da Vinci – DAMA COM ARMINHO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

dacomar

Trata-se do mais belo desenho do mundo. (Bernard Berenson, crítico)

A própria natureza está enciumada, pois a linda moça é tão real que parece estar escutando, faltando apenas falar. (Bernardo Mellincioni, poeta)

A composição denominada Dama com Arminho é uma obra do genial pintor italiano Leonardo da Vinci, sendo a retratada a jovem Cecilia Gallerani, amante de Ludovico Sforza, trazendo nos braços um arminho, símbolo de Ludovico.

O rosto da jovem dama é belo e sereno. Uma touca de gaze envolve seus cabelos partidos ao meio, sua testa, cobrindo parte das sobrancelhas e sendo amarrada debaixo do pescoço, que traz um colar de contas negras, com duas voltas, uma delas descendo abaixo de sua mão direita. Uma fita preta corta sua testa ao meio, cingindo-lhe  a cabeça. Ela usa uma rica vestimenta da época.

Cecília encontra-se com a cabeça voltada para a esquerda, como se estivesse observando algo ao longe, com o corpo ligeiramente torcido para a direita. O arminho em seus braços segue a mesma direção de seu corpo, assim como sua cabecinha reflete a sua mesma expressão. A mão direita da jovem encontra-se próxima à patinha dobrada do animal. Ele parece acariciá-lo, pois ele se mostra inteiramente à vontade em seus braços.

Para realçar a presença de Cecília, Leonardo deixa o fundo totalmente escuro. Segundo estudos realizados com raios X, o pintor inicialmente pintara uma porta atrás do ombro esquerdo da retratada. A luz incide principalmente sobre o rosto, ombro esquerdo e mão direita da jovem, e sobre grande parte do corpo do arminho.

Chama a atenção, sobretudo, a perfeição da mão da dama, do ponto de vista anatômico, assim como o pelo do arminho, principalmente o da sua cabeça. Contudo, o ombro esquerdo e a mão esquerda da jovem parecem inacabados.

Ficha técnica
Ano: 1485-1490
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 54 x 39 cm
Localização: Czartoryski Museum , Cravóvia, Polônia

Fontes de pesquisa:
Da Vinci/ Coleção Folha
Da Vinci/ Abril Coleções
Da Vinci/ Cosac e Nafy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *