Velázquez – A FORJA DE VULCANO

Autoria de LuDiasBH

vulcano

A composição A Forja de Vulcano foi pintada enquanto Diego Velázquez encontrava-se na Itália, durante a primeira vez que esteve naquele país. Trata-se de um tema mitológico que representa o exato momento em que Apolo, deus da juventude e da luz, fala a Vulcano, deus do fogo, sobre a infidelidade de sua mulher, Vênus, deusa da beleza e do amor, que está a traí-lo com Marte, deus da guerra. Ao receber a notícia da infidelidade de sua esposa, Vulcano fica tão chocado, que chama para si a atenção dos ciclopes, seus companheiros de trabalho, que interrompem o que estavam fazendo.

O pintor colocou no rosto de cada personagem uma reação divergente. Vulcano mostra-se espantado e irado, ao receber uma notícia de tamanho impacto emocional, enquanto seus quatro ajudantes mostram surpresa e sobressalto diante de tão perturbadora informação. O deus Apolo, de pé na entrada da oficina de ferreiro, está iluminado, enquanto a forja está na sombra.  Os corpos estão na vertical, e vários objetos encontram-se entre eles. O jogo de olhares traz tensão à cena.

Nesta composição, Velázquez usa tons mais fortes do que os usados nas composições anteriores, como o vermelho-alaranjado da túnica de Apolo, a chama da forja e o metal vermelho incandescente, que Vulcano trabalha sobre a bigorna. As figuras exibem corpos escultóricos de pele iluminada, com tonalidades diferentes.

O pintor transformou um tema mitológico numa cena real, em que Vulcano é um ferreiro comum, trabalhando na sua forja, e os ciclopes são seus aprendizes ou funcionários. Apolo apresenta-se como deus, com sua aureola brilhante  e sua coroa de louros. É ao mesmo tempo o deus da poesia e o símbolo do Sol. Ele é a luz que ilumina Vulcano, para que tome conhecimento da traição de sua mulher, Vênus.

Ficha técnica:
Ano: 1630
Dimensões: 223 x 290 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa:
Grandes mestres da pintura/ Coleção Folha
Grandes mestres/ Abril Coleções
Velázquez/ Taschen
Pinturas da Espanha/ Jonathan Brown

3 comentários sobre “Velázquez – A FORJA DE VULCANO

  1. Sirlei

    Tenho três pinturas Las meninas, franquia de vulcano, companhia de “the of captain frans panning cocq known astae night watchrembrantdt 1606 1669”. Informar se valem alguma coisa pelo fone 051 36655337.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Giovanna

      Fico muito feliz sempre que posso ajudar alguém em suas pesquisas.
      Temos aqui, também, muitos outros pintores, englobando todos os períodos da pintura.
      Fale de nosso blog a seus colegas e amigos.
      E faça deste cantinho um lugarzinho seu.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *