Dufy – CORRIDA EM DEAUVILLE

Autoria de LuDiasBH

coremde

A composição Corrida em Deauville é uma obra do artista francês Raoul Dufy, que nutria grande fascínio pelas corridas de cavalo, pois essas lhe proporcionavam um espetáculo de cor, formado pelas pessoas que a elas acorriam, pelos ginetes e seus cavalos, assim como pela natureza em volta, formando um todo.

O quadro acima trata-se de uma grande tela, em que pessoas, cavalos, grandes árvores e relva, com a casa vermelha ao fundo, formam um espetáculo multicor, iluminado pelo crepúsculo matutino.

Ainda que as figuras humanas, presentes na composição, não gosem de nenhum privilégio, pois o pintor via-as como um mero elemento decorativo ou como a continuidade de uma paisagem, elas podem ser distintas. As figuras de mulheres elegantes com seus chapéus e sombrinhas, dos jóqueis e dos homens vestidos com fraques chamam a atenção. Algumas dessas figuras não passam de pequenas manchas de cor, que muitas vezes misturam-se ao verde em derredor, como mostra um dos cavalos à esquerda, próximo a uma árvore, cuja parte da frente é marrom e a da trás é verde.

Um casarão avermelhado, com telhado amarelo, ergue-se ao fundo. Todos se encontram em frente a ele, enquanto a pista de corrida, à esquerda, mostra-se desértica. Duas enormes árvores frondosas, ultrapassando a construção, ocupam grande parte da tela. O galho de uma terceira, tão grande como estas, é visto à direita, no alto da composição. Árvores bem menores aparecem em volta. O céu é de um azul intenso. O dia é propício para o divertimento. Os presentes aguardam o início da corrida.

Ficha técnica
Ano: c. 1931
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 55 x 81 cm
Localização: coleção particular

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *