Dürer – JESUS ENTRE OS DOUTORES

Autoria de LuDiasBH

jc

O pintor alemão Albrecht Dürer era um homem muito religioso, tendo feito obras maravilhosas sobre o tema. A composição Jesus entre os Doutores apresenta uma passagem bíblica, que narra a presença de Jesus Cristo, aos 12 anos, entre os sábios do templo de Jerusalém, quando ele se perde de seus pais, Maria e José. Passagem essa que já foi retratada por vários outros pintores, como Giotto e William Holfman.

Na composição, Jesus encontra-se no meio de seis sábios, que se apresentam com feições agressivas, como se estivessem irritados com a presença daquele menino tão inteligente e questionador. O pintor enche, em grande parte, a superfície da pintura com as cabeças, quase caricaturais, das sete figuras. As mãos de Jesus, gesticulando, são o ponto central do quadro.

A figura à esquerda, com as duas mãos apoiadas num grosso livro, traz um texto colado na boina. Trata-se de um fariseu. O livro que carrega está marcado por um papel branco, onde se encontra a assinatura de Albrecht Dürer e o ano em que a obra foi feita. O sábio de barba longa, à direita, é uma menção ao pintor Bellini. O que está à direita de Jesus, com uma touca branca, foi inspirado numa personagem dos desenhos de Leonardo da Vinci. Três das figuras estão com os livros sagrados abertos, como se confirmassem aquilo que é dito por Jesus.

Dürer, em sua composição, inspira-se na arte italiana e na sua própria leitura das formas. Esta obra repassa eloquência, expressividade e movimento.

Ficha técnica
Ano: 1506
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 64,3 x 80,3 cm
Localização: Museu Thissen- Bornemisza, Madri, Espanha

Fonte de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

2 comentários sobre “Dürer – JESUS ENTRE OS DOUTORES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *