Eliseu Visconti – MOÇA NO TRIGAL

Autoria de LuDiasBH 

monotri

A composição Moça no Trigal, que em sua primeira apresentação ao público brasileiro tinha o nome de Pão e Flores,  é uma obra-prima do pintor brasileiro Eliseu Visconti, feita quando o artista encontrava-se em Paris. A pintura ao ar livre, sobretudo no campo, era uma das características do trabalho dos impressionistas. Esta pintura lembra alguns trabalhos de Monet e Renoir tanto em relação à cor e à luz quanto na textura. Antes de chegar a esta primorosa e delicada tela, Eliseu Visconti retratou um campo de trigo em quatro outras pequenas obras.

A pintura, cujo gênero é uma paisagem, mostra a figura de uma delicada e jovem mulher, trajando um longo vestido branco, cuja saia ganha um tom azulado. Ela se encontra em primeiro plano, colhendo flores em meio a um campo de trigo. Seus longos cabelos castanhos estão amarrados para trás. Sua cabeça abaixada repassa a sensação de que se encontra pensativa. Traz no braço esquerdo um ramalhete de flores silvestres. Seus olhos estão voltados para as flores que continua a colher.

Mais ao fundo nota-se a presença de duas outras figuras, remetendo à obra de Monet e Renoir. Na pintura, seguindo o estilo dos impressionistas, o pintor preocupa-se, sobretudo, em captar os efeitos da luz do sol nas figuras e na vegetação. Predominam os delicados tons de amarelos e dourados. A luminosidade põe em destaque o trigal e o vestido da moça. A composição, em sua unidade, repasse uma sensação de paz.

Ficha técnica
Ano: 1916
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 65 x 80 cm
Localização: coleção particular

Fontes de Pesquisa
Eliseu Visconti/ Coleção Folha
http://www.museusegall.org.br/pdfs/texto_gilda_de_mello_e_souza.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *