Filme – NOSSO LAR

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

nola   nolaa

O filme Nosso Lar, baseado no livro espírita do mesmo nome, acaba de estrear no cinema nacional, numa superprodução, que custou cerca de R$ 20 milhões, sendo considerado o mais caro longa-metragem do cinema brasileiro. Possui todos os elementos para fazer o mesmo sucesso de Chico Xavier – O Filme, que já abocanhou mais de quatro milhões de espectadores. Até o momento, cerca de 600 mil pessoas já o viram. Nosso Lar é um filme de longa metragem brasileiro, dirigido e roteirizado por Wagner de Assis.

O livro Nosso Lar, segundo a doutrina espírita, foi psicografado (psicografar é o ato de redigir o que foi ditado por espíritos) pelo médium Chico Xavier, em 1944. Já vendeu mais de 2 milhões de exemplares. Faz parte da coleção A Vida no Mundo Espiritual, atribuída ao espírito de André Luiz.

Segundo reportagem da revista Época, o maior desafio foi a construção da cidade cenográfica celestial Nosso Lar, baseada nas descrições do livro de Chico Xavier, que exigiu seis meses de intenso trabalho por parte dos arquitetos, para sua projeção. Algumas de suas linhas foram inspiradas em Oscar Niemeyer e Santiago Calatrava, resultando numa obra futurista muito bonita. Há, também, referências aos anos 40, período em que o livro foi escrito.

A criação da cidade cenográfica também foi inspirada nos desenhos minuciosos da médium Heigorina Cunha, criados a partir de suas observações realizadas após suas supostas saídas do corpo, 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito de Lucius. Os detalhes arquitetônicos da cidade são de grande riqueza. A planta baixa, desenhada por ela, tem a forma estelar e é cercada por um muro de proteção magnética. Cada ponta da estrela possui um ministério e no centro localiza-se a Governadoria, ponto de encontro dos seis ministérios, local onde são tratados os assuntos administrativos e serviços prestados na cidade. Chico Xavier confirmou que se tratava realmente da cidade Nosso Lar.

Os efeitos especiais do filme são muito bem feitos. As cenas foram rodadas em locações no Rio de Janeiro e Brasília, sendo complementadas por computador Intelligent Creatures de uma empresa canadense.

O filme conta os primeiros anos da vida pós-morte do médico André Luiz. Depois de passar pelo Umbral (espécie de purgatório), vai viver numa “colônia espiritual”, onde os espíritos se encontram, para aprender e trabalhar nos períodos entre as encarnações. Ali, ele recebe informações sobre a vida no lugar: as leis a serem observadas, a importância do trabalho a ser feito e os possíveis contatos com familiares vivos. Aprende sobre a importância do trabalho e sobre a Lei de Causa e Efeito a que, segundo o espiritismo, todos os espíritos estão submetidos.

Também conhecida como Lei da Casualidade, A Lei de Causa e Efeito é um dos princípios fundamentais da doutrina espírita, que explica os porquês das incertezas e percalços da vida humana. Segundo ela, a todo ato da vida moral do homem corresponde uma reação semelhante dirigida a ele, ou seja, tudo que recebemos é resultante de nossas ações. De modo que o ser humano encontra a chance de crescer com as vicissitudes da vida, se souber aceitá-las e delas tirar proveito, pois tudo que nos acontece tem uma razão de ser. Nada nos é injustamente atribuído.

Não é a primeira vez que o livro mais vendido da doutrina espírita chega ao público de todos os credos. A novelista Ivani Ribeiro baseou-se no livro Nosso Lar, para escrever a novela A Viagem, em 1975, que já foi produzida em duas versões, com muito sucesso.

O filme Bezerra de Meneses – O Diário de um Espírito, 2008, foi o pioneiro. Depois vieram Chico Xavier – O Filme e Nosso Lar. Outras produções ainda chegarão às telas neste semestre: As Mães de Chico e o documentário As Cartas. O cinema espírita é o novo filão do cinema nacional. De acordo com o antropólogo Everado Rocha (PUC-Rio), além da curiosidade natural sobre a vida depois da morte, o imaginário brasileiro é bem propício a esse tipo de filme.

O que o leitor pensa a respeito da reencarnação? Deixe aqui os seus comentários, de modo a enriquecerem este texto.

Fonte de pesquisa:
Revista Época/ 30 de agosto de 2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Lar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *