Filme – O FANTÁSTICO SR. RAPOSO (Stop Motion)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

ofanra   ofanraa

Mais uma vez, o cinema brinda-nos com uma obra magnífica, tirada do mundo da literatura infantil, que tanto pode ser direcionada a crianças, como a adultos ou à criança, que cada adulto carrega dentro de si. Trata-se do brilhante e sensível filme, O Fantástico Sr. Raposo, dirigido pelo diretor americano Wes Anderson.

O filme é uma animação com bonecos, usando a técnica stop motion, feito a partir de uma história infantil (Raposas e Fazendeiros/ 1970) do escritor Roald Dahl. Mas é muito mais do que isso. É uma fábula, onde se desenrola um universo denso, com personagens com crises de identidade, de autoestima, de idade, de negação, ciúmes infantis, não aceitação de valores necessários à vida em sociedade e a tradicional dualidade: bons e maus, refletindo os problemas de relacionamento comuns à vida de muitas famílias. Além disso, possui um visual primoroso, capaz de encantar as crianças.

A história passa-se no meio rural, numa família comum, como tantas outras, sendo que os dois principais personagens são o Sr. Raposo e sua mulher Sra.Raposa, que vivem numa árvore, bem pertinho de três fazendas, habitadas por galinhas, gansos e maçãs, respectivamente. A proximidade com as propriedades rurais faz com que o casal regale-se toda noite, com tais iguarias.

Até que, certo dia, eles são pegos com a boca na botija. Os donos das fazendas se unem para lhes dar um fim. Encontrando-se num beco sem saída e tendo que viver com os filhos em túneis escavados nas três fazendas, para fugirem do cerco dos fazendeiros, marido e mulher travam um diálogo, que dará novo rumo à trama. E, como acontece na história dos homens, é na hora angustiosa, que as reflexões tornam-se necessárias. É quando se pára, para dar um balanço na vida, até então tido como desnecessário.

A Sra. Raposa aproveita-se para revelar ao marido que está grávida. Fato que a torna mais sensível, como acontece com todas as fêmeas no seu período de gestação. Ela acaba por arrancar do marido a promessa de que a vida arriscada do casal irá morrer ali, se conseguirem se safar do perigo. Acabando, portanto, com a vida de furtos, que os coloca frente a frente com o risco, constantemente.

O Sr. Raposo é obrigado a fugir de sua real natureza, que é roubar, para se transformar num novo indivíduo, para atender o pedido da mulher amada. Porém, a sua natureza de raposa fala mais alto e ele volta à vida de crimes, com conseqüências drásticas para a família de raposas.

Os personagens centrais ganham a voz de grandes atores do cinema: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Owen Wilson, Willem Dafoe, Michel Gambon e Bill Murray.

Enganam aqueles, que imaginam que fazer um filme de animação stop motion seja um trabalho simples. Na verdade, trata-se de um processo bem mais demorado do que aquele feito com atores reais.

Mas, o que significa stop motion?

É um termo em inglês que pode ser traduzido como “movimento parado”, para uma técnica de animação, feita quadro a quadro. Podem-se utilizar desenhos em papel ou no computador, ou modelos reais, feitos de diversos materiais como a massinha.

O material usado na técnica de stop motion, para trabalhar com cinema, deve ser maleável e resistente, pois os modelos precisam durar bastante tempo, levando em conta o tempo necessário para a filmagem de um filme de longa metragem. Só para se ter uma ideia, para cada segundo de filme são necessários cerca de 24 quadros.

A montagem de um filme em stop motion é lenta e delicada, tendo que seguir vários passos:

1. Depois de prontos os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro.

2. Entre um fotograma (quadro) e outro, o animador vai mudando a posição dos objetos, lentamente.

3. Os quadros são montados em uma película cinematográfica (fase em que podem ser acrescidos os efeitos sonoros como fala, música, ruídos…)

4. Se o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, traz a impressão de movimento.

A técnica do stop motion é muito antiga. Pode ser vista em Viagem à Lua (1902), O Hotel Mal-assombrado (1906) ainda que bem rudimentar, até filmes atuais como Guerra nas Estrelas e Fuga das Galinhas.

Curiosidade:

O filme O Fantástico Sr. Raposo usa uma técnica de stop motion diferente, com o objetivo de captar um clima de artificialidade proposital. Em vez dos já comuns 24 quadros por segundo, o diretor Wes Anderson optou por gravar as imagens a 12 quadros por segundo, alcançando plenamente o seu intento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *