Filme – PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

preci   precia

Às vezes, eu desejo que não esteja viva. Mas, eu não sei como morrer. Não há nenhum botão, para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã. (Preciosa)

O filme Preciosa – Uma História de Esperança, ambientado nos anos 80, recebeu seis indicações para o Oscar, concorrendo com o fantástico Avatar em muitas delas. Sendo muito aplaudido pela crítica.

O diretor Lee Daniels, primeiro cineasta negro a ser indicado para o Oscar, retrata temas bem crus, dificilmente vistos no mundo de Hollywood. O roteiro é baseado no livro Preciosa (Editora Record) da escritora americana Sapphire, escrito em 1996, que narra uma história real.

Claireece Precious Jones é uma garota negra, obesa e pobre que, aos 16 anos, não sabe ler e nem escrever. Sofre abuso psicológico, moral e sexual, repetidas vezes, por parte dos pais. É maltratada tanto em casa, quanto na rua. Faz parte do rol das crianças que nascem e vivem numa miséria permanente, aliada à indiferença.

Quando a diretoria de sua escola, em Nova York, fica sabendo que Clarice está grávida, expulsa-a. O que, na verdade, corresponde à sua segunda gravidez, pois a primeira ocorreu quando tinha doze anos, sendo ambas ocasionadas pelo próprio pai, que a violenta, desde criança, com a permissão de sua mãe. A filhinha nasceu com síndrome de Down.

Ao ser levada para uma escola alternativa, para alunos fora da faixa etária de alfabetização, um mundo novo se abre diante da garota. Ali, ela começa a receber atenção, carinho e incentivo por parte de sua nova professora. Relação essa que vai modificar totalmente a sua vida, quando ela começa a criar uma identidade real para si, longe de sua mãe agressiva, preguiçosa e rancorosa.

Embora traga um enredo dramático, o filme vem conquistando o público americano. Tanto é que foi indicado para receber as estatuetas do Oscar de:

• Melhor filme
• Melhor diretor
• Melhor atriz
• Melhor atriz coadjuvante
• Melhor roteiro adaptado
• Melhor edição

Gabourey Sidibe, responsável pela personagem principal, embora estreante no cinema, protagoniza os momentos mais marcantes do filme, ao lado da comediante Mo`Nique, no papel de sua mãe. O que valeu às duas uma indicação ao Oscar.

Nos momentos mais cruciantes de sua vida, Preciosa cria um mundo imaginativo, totalmente diferente, daquele em que vive e para o qual foge, para se transformar numa estrela de cinema, modelo famosa ou uma mulher poderosa, respeitada pelos homens. Essa é a forma que ela encontra para fugir de sua vida adversa e triste.

A atriz e apresentadora Oprah Wifrey e o dramaturgo e cineasta Tyler Perry são os responsáveis pela produção executiva do filme. Assim como Claireece Precious Jones eles são negros, vieram da pobreza e sofreram abuso sexual.

Fontes de Pesquisa:
Revista Época 08/02/2010
Revista Veja 10/02/2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *