Gainsborough – A SENHORA GRAHAM

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

  Autoria de LuDiasBH
asegra

A composição A Senhora Graham, também conhecida por A Honorável Senhora Graham, é uma obra-prima do pintor inglês Thomas Gainsborough, em que fica patente o virtuosismo técnico alcançado por ele em sua arte. É, sem dúvida, uma de suas obras mais conhecidas.

Embora não fosse afeito à ostentação das classes abastadas, de onde provinham seus clientes, Gainsborough não deixava de mostrar o exibicionismo, a pompa, a vaidade e o orgulho de alguns deles, adornando-os com enfeites que indicavam o quanto eram ricos e o quanto gostavam de assim serem vistos. Em tais retratos, o pintor deixava de expressar sinceridade e fantasia, ou seja, a beleza e o lirismo de que tanto gostava.

Este retrato foi criado quando a Sra. Graham tinha 19 anos de idade. Ela se mostra ricamente vestida, encostada em uma majestosa coluna clássica. Além do vestido suntuoso, está adornada de joias, com a prevalência de pérolas, enfeitando seu chapéu, vestido e sapatos. Traz na mão direita uma pena, enquanto a esquerda encontra-se sobre a base da coluna, que representa a extravagância de sua casa.  Ao fundo vê-se uma paisagem escura.

Mary Cathcart, a senhora Graham, foi casada com Thomas Graham, 1º barão Lynedoch, um escocês aristocrata, político e oficial do exército britânico. Ela morreu muito jovem.

Ficha técnica
Ano: 1775/77
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 235 x 153 cm
Localização: Galeria Nacional da Escócia, Edimburgo, Reino Unido

Fontes de pesquisa
Thomas Gainsborough / Abril Cultural
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *