Geertgen Tot Sint Jans – ADORAÇÃO DOS MAGOS

Autoria de LuDiasBH

addoma

A composição Adoração dos Magos é uma obra  do pintor holandês Geertgen Tot Sint Jans (c.1460-1490), portanto, pintor do século XV, tido como o primeiro grande pintor da escola de Haarlem, tendo morrido muito jovem.

Nesta pintura contemplativa, a Virgem Maria encontra-se sentada, com o filhinho nu nos braços, como se o apresentasse aos Reis Magos. Ambos estão voltados para os visitantes. Maria, contudo, traz o olhar voltado para baixo, em sinal de humildade, enquanto seu Menino, com os olhinhos bem abertos, fita os três reis ali presentes. Ao lado dos dois está postado humildemente José, o carpinteiro.

Os três Reis Magos trazem presentes (incenso, mirra e ouro). Um deles já se encontra ajoelhado diante da mãe e do filho, com seu chapéu depositado no chão, enquanto os outros aguardam sua vez. Somente o rei negro traz uma coroa na cabeça. Outra pessoa encontra-se entre os dois reis que estão de pé. Ela parece ajudar um dos reis a carregar seu presente, ou então se mostra encantada com o mesmo. Sobre a armação da gruta, parecida com um dossel, estão duas pequeninas aves. Dentro da gruta estão um burro e um boi.

Ao fundo descortina-se uma bela e delicada paisagem com casas, montes, água e árvores. Ali são vistas muitas pessoas a cavalo, com suas bandeiras. Provavelmente trata-se do cortejo de algum nobre. Elas vêm de três direções diferentes.

Ficha técnica
Ano: ?
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 90 x 70 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *