Ghirlandaio – O CHAMADO DE PEDRO E ANDRÉ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O italiano Domenino Ghirlandaio (1449 – 1494), cujo nome próprio era Domenico di Tommaso Bigordi, foi um importante pintor de afrescos do Renascimento, na cidade de Florença. Iniciou sua arte trabalhando como aprendiz de ourives, tornando-se depois aluno do pintor Alessio Baldovinetti. O artista recebeu influência da arte da Antiguidade e da holandesa, e também do trabalho de Andrea Castagno, Fra Lippi e Andrea Verocchio. Seu estilo caracterizava-se por apresentar uma vigorosa tridimensionalidade, contornos precisos e cenas normalmente ricas em número de figuras humanas, maravilhosamente arrumadas. Foi dono de uma famosa oficina de pintura em Florença. Um dos famosos alunos de sua oficina foi Michelangelo.

O afresco intitulado O Chamado de Pedro e André e também Vocação dos Apóstolos é uma obra do artista. Faz parte da ornamentação da Capela Sistina, em Roma, Itália, cujo objetivo era fazer um paralelo entre a vida do profeta Moisés (Antigo Testamento) e a de Jesus Cristo (Segundo Testamento).Os dois homens, que foram os primeiros seguidores de Cristo, são chamados para propagar e defender a fé cristã. O manto azul e a auréola acima da cabeça de Jesus distinguem-no dos demais presentes. Ele é visto em três momentos diferentes. A composição é dividida em três cenas, que acontecem num vale montanhoso, com edificações à direita e à esquerda.

Na primeira cena, em segundo plano, à esquerda, Jesus, de pé sobre a margem, chama Pedro e André, quando estes lançam suas redes ao Mar da Galileia. Na segunda, também em segundo plano, à direita, Pedro e André encontram-se atrás do Mestre, enquanto este convoca dois outros pescadores, os irmãos Tiago e João, que consertam as redes do pai – Zebedeu. A terceira acontece em primeiro plano, Jesus encontra-se de pé, com a mão em postura de bênção. Ajoelhados à sua frente estão os apóstolos Pedro e André, já vestidos com seus mantos (o primeiro de amarelo e o segundo de vermelho), sendo abençoados, para que possam iniciar a nova missão. À direita é à esquerda de Jesus encontram-se inúmeros personagens, que são retratados usando roupas contemporâneas, relativas à época, muitos deles eram conhecidos ou amigos do pintor.

Ficha técnica
Ano: 1481/1482
Técnica: afresco
Dimensões: 350 x 5,70 cm
Localização: Museus do Vaticano, Roma, Itália

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirado
http://www.artbible.info/art/large/498.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *