Giorgione Barbarelli – PAISAGEM COM FIGURAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pacofi

A composição Paisagem com Figuras é uma obra do pintor italiano Giorgione, descoberta em 1930, tendo sido restauradas três vezes, em apenas 30 anos, o que trouxe danos e imprecisões à obra, como o acréscimo de elementos imaginativos nos locais danificados, ou mesmo com interesses escusos. Investigações recentes sobre a pintura vêm possibilitando aos estudiosos, com muita dificuldade, definir quais são suas partes originais e as que foram acrescidas ao longo dos tempos.

Não se sabe ao certo qual é o significado desta paisagem crepuscular ou a relação entre as cenas que a compoem.

  • Santo Antônio, na porta de sua caverna, quase invisível em meio às rochas, aparece na extrema direita, observando em volta;
  • duas figuras, em primeiro plano, podem estar representando a parábola do Bom Samaritano, o milagre de Santo Antão ou São Roque sendo cuidado por São Geraldo, seu assistente, que trata uma ulceração em sua coxa. Caso seja a última citação, a pintura pode ter sido feita para festejar o sumiço da praga, contra a qual São Roque foi invocado, em 1504, em Veneto.
  • São Jorge, montado em seu cavalo branco com as patas dianteiras levantadas, vestido uma reluzente armadura, luta com o dragão, em meio às duas cenas.

A presença de São Jorge, seu cavalo e o dragão é obra de seu segundo restaurador, mudança feita nos meados do século XX. O eremita (Santo Antônio) foi redesenhado, mas sua cabeça e braços podem ser baseados em fragmentos originais. O animal, parecido com um porco, que sai de um buraco na rocha em direção à água, pode ter sido criado a partir de uma rocha. O animal esquisito, no meio da piscina, foi uma criação de um dos restauradores. O bicho de bico, semelhante a uma ave, que aparece próximo às duas figuras sentadas, é original.

Ficha técnica
Ano: c. 1505
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 73 x 91 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/research/il-tramonto-the-sunset

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *