Giovanni Bellini – A MADONA DO PRADO

Autoria de LuDiasBH

amadopra

A composição denominada A Madona do Prado, também conhecida como Nossa Senhora do Prado,  é uma obra do pintor italiano Giovanni Bellini. O artista deixou trabalhos apaixonantes relativos a Cristo e à Madona que, em sua arte são, sobretudo, humanos.

A Virgem Mãe, envolta na beleza de seu manto azul, encontra-se sentada num verde relvado, trazendo no colo o seu Menino. Suas pernas estão bem distanciadas, de modo a formar uma cavidade, onde se encaixa a criança, sem perigo de que caia. Ela traz as mãos em postura de oração, enquanto o Menino encontra-se nu, solto em seu colo, dormindo com a mãozinha direita no peito e o braço esquerdo estendido ao longo do corpo. O rosto da Virgem está voltado para o pequeno Jesus, embora seus olhos pareçam fechados, em prece.

A Madona e seu Menino, em primeiro plano, tomam na pintura a forma piramidal. Ao fundo desenrola-se uma paisagem, onde são vistos animais e duas figuras humanas, assim como um castelo, árvores e montanhas. O céu azulado tem blocos de nuvens brancas. A luz da manhã cobre parte da paisagem. À esquerda, mais ao fundo, vê-se uma grande ave branca  brigando com uma cobra. Pode estar simbolizando a luta entre o bem e o mal. E o abutre, que se encontra na árvore, também à esquerda, pode ter, como simbologia, a morte de Jesus Cristo.

Com esta pintura, Giovanni Bellini antecipa a “Pietá”, em que a Madona traz Jesus morto em seu colo. Infelizmente esta tela encontra-se danificada em alguns pontos.

Ficha técnica
Ano: c. 1505
Técnica: óleo e têmpera no painel
Dimensões: 62 x 45 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Giovanni Bellini/ Abril Cultural
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Könemannhttps://www.nationalgallery.org.uk/paintings/giovanni-bellini-madonna-of-the-meadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *