Hans Baldung –PRUDÊNCIA E MÚSICA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Os dois painéis correspondem às alegorias Prudência e Música, também conhecidas como Ciência e Música, ou ainda Vaidade e Música. São uma obra do pintor alemão Hans Baldung Grien. O artista usou as duas figuras femininas na representação de uma ideia abstrata, de modo a torná-la mais facilmente compreensível. Ele apresenta dois belos nus femininos. As duas figuras, nuas de corpo inteiro, estão centradas em cada uma das telas. A que se encontra à direita é interpretada como sendo a Prudência, embora haja quem a interprete como Ciência ou Vaidade, enquanto é consenso que a da esquerda representa a Música.

A Prudência parece meio depressiva e distante. Apresenta-se de perfil, virada para a sua esquerda, a contemplar um espelho convexo de metal, que segura com o braço esquerdo erguido, enquanto traz o direito estendido ao longo do corpo, acompanhando sua forma sinuosa. Sua barriga é bastante proeminente, como se estivesse grávida. Com o pé direito, ela pisa numa serpente. Atrás da Prudência estão dois veados. A presença do espelho, da serpente e dos cervídeos, segundo alguns estudiosos, comprova se tratar da virtude da prudência, embora a serpente também signifique sabedoria. Há quem diga que no espelho está presente uma caveira. Se realmente houver, isso não seria espanto, pois o artista era muito preocupado com bruxarias, conforme mostra grande parte de sua obra.

A Música, de frente para o observador, traz na mão direita uma pauta musical, enquanto segura um violão com a direita. O instrumento encontra-se de pé, apoiado no chão. Ao contrário da Prudência, que se mostra tensa e melancólica, ela se apresenta mais tranquila e sensual. À sua esquerda, no chão, está um rechonchudo gato branco, olhando para baixo.

Ficha técnica
Ano: 1529
Técnica: óleo em painéis  de pinho
Dimensões: 83 x 36 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

 Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://artmirrorsart.wordpress.com/2011/12/29/bewitched-mirrors-of-hans-baldung/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *