Hendrick van Avercamp – CENA DE INVERNO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH 

cedin

A composição Cena de Inverno é uma obra do pintor holandês Hendrick van Avercamp (1585-1634). É possível que ele tenha sido aluno de Gillis van Conixloo. As obras do pintor Pieter Bruegel, o Velho, influenciaram-no grandemente. O artista dedicou-se à pintura de paisagens, sobretudo as de inverno, mas também compôs paisagens marinhas. Seus quadros possuem um cuidadoso uso da perspectiva, e suas cores são vivas, de acordo com a tradição holandesa. Foi um renomado artista do seu tempo, tendo exercido grande influência no desenvolvimento da pintura paisagística.

O quadro acima é um dos mais famosos do pintor, revelando sua afinidade com a pintura flamenga e com a obra de Bruegel. Para ter esta amplitude de visão, o artista colocou-se num ponto de vista elevado. Isso lhe possibilitou captar até mesmo a linha do horizonte, com grande definição, pintada com cores claras, situada abaixo dos marrons e cinzas matizados do céu sombroso.

Incontáveis figuras, entre homens, mulheres e crianças, espalham-se por toda a paisagem, em alegres atividades e folguedos. Possivelmente trata-se de um dia de domingo, ocasião em que as pessoas deixam suas casas para curtir seus passatempos. Chama a atenção, sobretudo, o número de figuras colocadas num espaço tão pequeno.

Figuras pequenas deixam suas casas para aventurarem-se na nave, ao longo das margens de um rio congelado, praticando diferentes tipos de esporte no gelo. Tudo acontece normalmente, com as cenas entremeadas, sem que o pintor tivesse que compartimentá-las em episódios, reforçando o sentido de congraçamento entre as pessoas do lugar, apesar da opressão que repassa o céu.

À esquerda, ao fundo, ergue-se uma igreja. Vários barcos são vistos aqui e ali, assim como árvores altas e desfolhadas. Alguns pássaros voejam pelo céu, enquanto outros estão pousados nas árvores. Um trenó vermelho e um homem de camisa da mesma cor atraem para si o olhar do observador.

Ficha técnica
Ano: c. 1608
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 25 x 37,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *