Bosch – A CRIAÇÃO DO MUNDO

Autoria de LuDiasBH

     trip    trip2

Segundo o Aurélio, um tríptico é  uma obra de pintura ou de escultura, constituída de um painel central e duas meias-portas laterais capazes de se fecharem sobre ele, recobrindo-o completamente.

Bosch criou vários trípticos, sendo O Jardim das Delícias o mais famoso deles. O Tríptico descreve a história do mundo a partir de sua criação, passando pelo paraíso terrestre e finalizando com o inferno. Os temas abordados são: Eva dando origem ao mal; o homem seduzido pelo pecado da luxúria e a sua destinação ao inferno.

As duas portas externas do Tríptico, quando fechadas, representam A Criação do Mundo, como vemos acima. Quando abertas (ver ao lado), na porta esquerda vê-se O Jardim do Éden, ao centro O Jardim das Delícias e à direita O Inferno Musical. Obras que iremos ver individualmente. A disposição do paraíso terrestre no meio significa que o pecado situa-se entre o bem e o mal, segundo a visão cristã. O Tríptico mostra inúmeros símbolos e atividades sexuais com extremada ardência.

A Criação do Mundo refere-se ao terceiro dia da criação. Logo acima,  na parte superior das janelas, aparecem duas frases em latim que significam: “Ele disse e (as coisas) foram feitas” e “Ele comandou e as coisas foram criadas”.

Na parte superior da janela esquerda, no canto, um homem idoso, usando uma tiara, encontra-se assentado sobre um trono feito de nuvens, carregando a Bíblia sobre os joelhos. Ele representa o Criador.

Uma esfera transparente traz dentro de si o planeta Terra. A presença de nosso mundo dentro de uma redoma de vidro pode simbolizar a sua fragilidade. A Terra encontra-se despovoada de animais e da espécie humana. Existem apenas formas vegetais e minerais. A Criação do Mundo está pintada em tons grises, branco e preto, significando que está inacabada e, que ainda não foi criado o homem.

 Nota: Vejam o tríptico em alta resolução no endereço abaixo:
http://www.sobrenatural.org/mensagem_subliminar/detalhar/6977/quadro_o_jardim_das_delicias_terrenas_de_bosch/

Ficha técnica da composição fechada:
Data: 1480 – 1490
Tipo: óleo sobre madeira
Dimensões: 220 x 95 cm
Localização: Museu do Prado, Madri

Ficha técnica da composição aberta:
Pintura Medieval / Óleo sobre painel de madeira / Arte Flamenga
Local de realização: Flandres – Bélgica / França / Holanda
Data: Início do século XVI (1504, provavelmente)
Artista: Hieronymus Bosch ou “El Bosco” (1450-1516)
Dimensão total: 2,20 × 3,89 m).
Procedência: Acervo de Felipe II.
Local de exposição atual: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de Pesquisa:
Gênios da pintura/ Abril Cultural
A história da arte/ E.H. Gombrich
Arte em detalhes/ Publifolha
Tudo sobre arte/ Sextante
Grandes pinturas/ Publifolha
Grandes Mestres/ Abril Coleções
Os pintores mais influentes do mundo/ Girassol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *