JOHN LENNON E YOKO ONO – ÚLTIMA FOTO
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH chico1

Por que ninguém me avisou que John seria levado embora? É nisso que penso quando vejo essa foto. (Yoko Ono)

Você retratou nosso relacionamento exatamente como ele é. Prometa para mim que esta imagem vai ser a capa. (John Lennon)

A fotógrafa estadunidense Annie Leibovitz tornou-se conhecida por fotografar  pessoas famosas, mas jamais poderia imaginar que iria tirar a última foto profissional de John Lennon, que foi assassinado naquele mesmo dia.

Durante 10 anos, Annie trabalhou como chefe de fotografia da afamada revista Rolling Stone, sendo responsável por 142 capas. Transferiu-se para a Vanity Fair e depois para a Vogue. Publicou seis livros de fotografias. Teve uma relação homoafetiva com a escritora, crítica de arte e ativista, também estadunidense, Susan Sontag, que durou até os últimos anos de vida dessa.

A revista Rolling Stone havia pedido à fotógrafa Annie Leibovitz uma foto de John Lennon sozinho, mas o cantor exigiu que Yoko Ono, artística plástica japonesa e sua mulher, também participasse. Na época, era um dos casais mais conhecidos em todo o mundo. A sessão de fotos com Lennon e Yoko aconteceu no apartamento luxuoso, onde moravam, no edifício Dakota, em frente ao Central Park.

Ao ver a foto acima, em meio a outras tantas, Lennon escolheu-a e pediu à fotógrafa que ela fosse publicada na capa da revista. Mas, como a gente faz um plano e a vida nos oferta outro, a foto foi realmente capa da revista Rolling Stone, mas na edição feita em homenagem póstuma ao ex-Beatle.

Na foto, Yoko está toda vestida, enquanto John apresenta-se nu, com sua pele branca em evidência, criando um grande contraste. A visão é de um Lennon mais fragilizado, dependente de uma mulher mais forte, como se fosse um bebê agarrado à mãe, envolvendo-a com o seu corpo, numa postura quase fetal.

Yoko, por sua vez, vestindo uma blusa preta de mangas e uma calça jeans, com seus longos cabelos escuros, tem apenas o rosto à mostra. O carpete de cor neutra, onde o casal encontra-se, destaca ainda mais a sua figura, dando a impressão de que seus cabelos soltos estão esvoaçando para cima e de que ela está se resvalando em direção ao chão.

John envolve com o braço esquerdo o rosto de Yoko e com o direito segura seus cabelos. De olhos fechados, deixa que seus lábios toquem suavemente a face esquerda de sua mulher, numa mostra de extremado carinho.

Yoko traz os braços dobrados sob a cabeça, como se entregasse seu corpo inteiramente aos afagos de Lennon. Contudo, seu rosto parece triste e distante. Seus olhos abertos parecem vagar para longe, como se captasse o que estaria por vir

No lado direito da foto, naquilo que parece um sofá, é possível ver um pedaço da calça jeans, provavelmente de Lennon.

O casal foi retratado poucas horas antes do assassinato de John Lennon, em 1980.

Nota:
Existem muitas controvérsias quanto à última foto de John Lennon. Mas, comercialmente falando, trata-se da que ilustra este texto, publicada na capa da revista Rolling Stone, feita por Annie Leibovitz no apartamento do casal.

Fontes de pesquisa:
Tudo sobre fotografia / Editora Sextante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *