Klee – COM A ÁGUIA

Autoria de LuDiasBH

comaa

Para me desembaraçar das minhas ruínas, deveria voar. E voei. (Paul Klee)

A composição Com a Águia é uma obra do artista suíço Paul Klee, que sempre nutrira um grande desejo de voar, principalmente depois de ter passado pela aviação. Ele pintou vários quadros com tal referência, onde os pássaros parecem aviões de papel.

Os tons vermelhos quentes dominam esta obra do artista. Na tela encontram-se casas, diminutas árvores e animais, tudo bem parecido com um desenho infantil. Dividindo o quadro ao meio, verticalmente, está um grande olho verde. Um grande arco escuro passa em torno do olho e desce em direção à extremidade inferior da tela, desaparecendo atrás das casas. Acima do arco escuro está uma águia com suas asas abertas, como se estivesse se preparando para voar acima do grande olho, que a observa, e da paisagem.

À esquerda, ergue-se uma pequena casa, com sua chaminé a soltar fumança. Uma pessoa encontra-se à porta. Acima, os diminutos triângulos pretos são aves voando. À esquerda, ao lado de uma imensa coluna, uma mulher de óculos escuros traz uma criança no colo, enquanto outra se encontra de pé, à sua frente. Um alce está de frente para as pessoas. Uma pequena mancha azul, ao lado do arco, parece ser um lago com peixes.

O compositor alemão Andreas Werckmeister vê esta composição como sendo uma alegoria, em que Klee mostra o artista a elevar-se acima das ruínas da guerra (Primeira Guerra Mundial). Chama a atenção o fato de que o artista não colocou esta obra em nenhuma exposição, o que fazia com outras obras que não queria vender.

Ficha técnica
Ano: 1918
Técnica: aquarela sobre fundo de giz sobre papel e papel de lustro sobre cartão
Dimensões: 17,3 x 25,6 cm
Localização: Kunstmuseum Bern, Berna, Suíça

Fontes de pesquisa
Paul Klee/ Taschen
Gênios da pintura/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *