Mantegna – PARNASO

Autoria de LuDiasBH

Parnaso
A composição Parnaso, obra de Andrea Mantegna, representa o Monte das Musas, e faz parte de uma série de pinturas mitológicas e humanistas criadas para ornar um dos aposentos (estúdio) da intelectual Isabel d`Este, condessa de Mântua, na corte à qual serviu o artista. Ela era uma das mais famosas colecionadoras de obras referentes ao Renascimento, tendo sido educada na corte de Carrara, onde recebeu uma educação clássica.

O pintor retrata em sua obra, ao centro, as nove musas das artes, filhas de Zeus, que dançam, enquanto Apolo, considerado o deus da beleza, juventude e da luz na mitologia grega, assentado à esquerda, toca sua harpa. São elas:

• Calíope – musa da poesia e a eloquência
• Clio –  musa da história
• Erato – musa da poesia lírica
• Euterpe – musa da música
• Melpômene – musa do canto e do teatro
• Polímnia – musa da música cerimonial
• Terpsícore -musa da dança
• Talia – musa da comédia e da sátira
• Urânia – musa da astrologia e da astronomia

À esquerda está Vulcano, o deus romano do fogo, usando unicamente sua capa vermelha, brincando com Eros, o deus grego do Amor, que está a lhe pregar uma peça. Perto dele está o fogo. À direita, Mercúrio, deus do comércio e da eloquência, está próximo a Pégaso, cavalo alado e figura da mitologia grega. Ambos estão de pé, virados um para o outro. À direita, atrás deles, vê-se uma fortificação.

Acima, no ponto central superior da tela, estão Marte, o deus romano bélico, vestido com sua armadura de guerra, e Vênus, a deusa do amor e da beleza, na mitologia romana, que é conhecida como Afrodite na mitologia grega, presidindo a cena. Eles se encontram sob um monte que foi escavado como um túnel, que leva à cidade dos deuses, ao fundo. Atrás dos dois está um colorido divã.

Andrea Mantegna pintou a paisagem realisticamente, agregando a ela as figuras fantasiosas dos deuses. O céu está azul e o dia claro e iluminado.

Ficha técnica
Ano: 1497
Técnica: têmpera sobre tela
Dimensões: 60 x 192 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França

Fonte de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Renascença/ Folio

2 comentários sobre “Mantegna – PARNASO

  1. Danilo Rangel

    Oi Lu, como vai?
    Estou interessado nas nove musas e pesquisando por aí encontrei várias obras representando-as. Agora eu lhe pergunto, aqui no blog tu tens outras publicações falando dessas pinturas?

    Um grande abraço, querida!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Danilo

      As musas estão relacionadas com duas categorias no blog: MITOS E LENDAS e PINTURAS MITOLÓGICAS. Entre no ÍNDICE GERAL e procure pelos títulos dessas duas categorias. Não sei precisar em qual texto você encontrará, pois tenho escrito muito sobre a mitologia greco-romana.

      Um grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *