Masaccio – A VIRGEM E O MENINO COM ANJOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

aviseomca

A composição intitulada A Virgem e o Menino com Anjos é obra do pintor italiano Masaccio. Formava a parte central de um retábulo, que foi desmembrado no século XVI, tendo suas partes atualmente em diversos lugares.

A Virgem Maria, com seu olhar distante, direcionado para sua esquerda, encontra-se agigantada no centro da composição, emoldurada por um trono de madeira com linhas retas e com a parte superior arredondada. Seu manto azul, em trabalhadas dobras, desce-lhe da cabeça aos pés. No colo traz seu Menino, a quem oferece um cacho de uvas pretas. Uma trabalhada auréola circula sua cabeça.

O rechonchudo Menino Jesus, com sua figura tridimensional, encontra-se nu. Com a mão esquerda apanha uvas na mão da Virgem, enquanto usa dois de seus dedinhos da mão direita para levá-las à boca. Um imenso halo elíptico cobre-lhe a cabeça, como se fora um chapéu. As uvas aludem ao sangue derramado na cruz e ao vinho da Última Ceia.

Ao lado do trono encontram-se dois anjos, um de cada lado, ajoelhados, em atitude de adoração. Suas asas ultrapassam a cabeça, unindo-se no alto. Na frente do trono, em primeiro plano, estão dois anjos músicos, assentados. Suas asas coloridas pendem para baixo.

Infelizmente, a obra encontra-se desfigurada pelo tempo e vem sofrendo inúmeros retoques, perdendo a beleza que ostentava. O vestido da Virgem era pintado com um vermelho translúcido sobre folha de prata, já enfraquecida, depois de quase seis séculos.

Ficha técnica
Ano: 1426

Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 134,5  x 73 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/masaccio-the-virgin-and-child

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *