Mathieu Le Nain – OS JOGADORES

Autoria de LuDiasBH

osjo

A composição Os Jogadores é em uma obra do pintor francês Mathieu Le Nain (1607-1677). Seus dois irmãos Antoine Le Nain e Louis Le Nain também eram pintores. Os três abriram uma oficina em Paris, onde trabalhavam juntos. Isso tornou muito difícil identificar a obra de cada um, pois muitas vezes trabalhavam juntos na mesma tela. Muitos estudiosos de arte tratam-nos como se fossem uma única pessoa. Os três irmãos preferiam as cenas de vida no campo, ou seja, as pinturas com camponeses, retratando pessoas simples e cheias de dignidade. Mathieu, o mais novo, foi pintor oficial da cidade de Paris, ganhando destaque em suas composições e no retrato. Todos os três irmãos foram membros da Academia Francesa.

Em sua pintura, o artista apresenta três homens jogando dados, num cenário parecido com um palco. Eles se encontram em torno de uma mesa redonda de madeira, permitindo que o observador acompanhe o jogo, como se dele participasse. Estão muito bem vestidos, usando chapéus adornados com fita, aparentando ser de classe rica. O jogador à esquerda traz perto de si uma vistosa capa vermelha.

Atrás do jogador de roupa mais clara, um criado segura uma bolsa de couro, possivelmente com dinheiro. Um garoto, à direita, acompanha atentamente o jogo. Sobre a mesa estão três pequenos dados, que o jogador da esquerda acaba de jogar.  Um monte de fichas encontra-se à sua direita. Em primeiro plano, à direita, dois belos galgos brincam. E ao fundo vê-se uma paisagem. Pode-se perceber a influência de Caravaggio na pintura.

Ficha técnica
Ano: c. de 1645-1650
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 93 x 119,7 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *