Mestres da Pintura – JEAN FOUQUET

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

fo

Jean Fouquet, nascido em Tours, c. de 1420, foi o mais importante pintor francês do século XV, início do Renascimento, segundo fontes documentais dos séculos XV e XVI. Mas pouco ou quase nada se sabe sobre sua juventude e formação, pois são pouquíssimas as informações encontradas sobre sua vida e obra. Sabe-se que foi bem conceituado no seu país e fora de suas fronteiras, à época.

Influências da pintura flamenga são encontradas nas obras do artista, assim como fica evidente nelas o seu amor pela natureza e o esmero usado nos detalhes. Acredita-se que, quando esteve em Florença, ele tenha se relacionado com Fra Angelico, Paolo Ucello e Masolino.

Fundador da escola francesa de pintura moderna, Fouquet foi um pintor muito famoso entre seus contemporâneos, mas infelizmente poucas de suas obras foram preservadas, o que não aconteceu com suas frágeis miniaturas, porque essas foram escondidas em livros e ficaram bem protegidas nas bibliotecas. Foi responsável por renovar a pintura francesa do século XV. Ele foi um mestre na arte da iluminura de manuscritos, sendo provável que tenha aprendido tão delicada arte com os mestres flamengos e borgonheses, possivelmente com os irmãos Limburg.

Nos anos 1440, quando se encontrava na Itália, o artista pintou um retrato do papa Eugênio IV, que se encontra perdido, o que dá uma ideia da data aproximada de sua presença na Itália. Só o fato de se tratar de uma encomenda importante, presume-se que ele tinha uma boa reputação como pintor, naquele país. Ao se relacionar com a pintura italiana, Fouquet sofreu influência de Ucello e Castangno, principalmente na modelação tridimensional da figura humana.

O Díptico de Melun, onde mistura a arte flamenga e a arte gótica italiana, e as iluminuras do Livro de Horas de Étiene Chevalier estão entre as suas obras-primas. Embora fosse muito conhecido em sua época, o artista passou por um grande período de esquecimento, até que foi redescoberto no século XIX, pelos românticos franceses e alemães. Jean Fouquet morreu em 1480.

Nota: Santa Margarida, de Fouquet
Data: c. 1453 – 1460
Miniatura do Livro da s Horas de Etiene Chevalier
Localização: Museu do Louvre, Paris, França

Fonte de pesquisa:
Gótico/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *