Mestres da Pintura – KONRAD WITZ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor Konrad Witz (1400 – 1445) nasceu como alemão, mas morreu como cidadão suíço, embora os dois países ainda o disputem como filho. Tanto pode ser encontrado como um “mestre da pintura alemã” ou como o “principal nome da escola suíça”. Seu nome aparece pela primeira vez em 1434, ao ser aceito pela guilda de pintores de Basileia, tendo se tornado cidadão da cidade no ano seguinte. Foi contemporâneo de Masaccio e Jan van Eyck. Suas figuras esculpidas e o seu interesse pela perspectiva e pelo realismo da paisagem de fundo tornam-no, ao lado dos contemporâneos citados, um dos nomes importantes da nova arte.

Quase nada se tem documentado sobre a vida do pintor. Sabe-se que era filho de Hanz Witz, pintor de Württember e que teve cinco filhos. Presume-se que tenha sido aluno do próprio pai. Os críticos costumam fazer paralelos entre sua obra e a de Jan van Eyck, principalmente quanto à técnica. Contudo, não se sabe se eles chegaram a se conhecer.

O pintor era de tradição gótica, mas seu estilo mostrava sensibilidade e espírito de observação renascentistas. Foi responsável por construir a Renascença alemã à sua maneira, isoladamente, em meio ao difícil ambiente medieval. É reconhecido como um mestre que tinha um grande senso paisagístico. Suas obras mostram detalhes tidos como muito avançados para aqueles tempos, como o uso da perspectiva. Konrad Witz teve a maior parte de seus trabalhos (murais e pinturas em madeira) destruída por iconoclastas por ocasião da Reforma Protestante.

Nota: retrato do artista pintado por Horace Vernet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *