Modigliani – LUNIA CZECHOWSKA

Autoria de LuDiasBH

modi123456   modi1234567

Modigliani veio se sentar ao meu lado. Fiquei impressionada com sua elegância e fascínio e a beleza de seus olhos. Era ao mesmo tempo simples e nobre. Diferente dos outros até nos mínimos gestos, até no modo como apertava as mãos. (Lunia Czechowska)

A polonesa Lunia Czechowska, dona de traços refinados, foi uma grande amiga de Modigliani. Morou com ele durante um tempo, quando seu marido foi chamado a combater na Primeira Guerra Mundial. Dela, ele pintou 14 retratos.

Nesta maravilhosa composição denominada Lunia Czechowska, Modigliani retrata sua amiga dos ombros para cima, num magistral estudo das formas, em que lembra a arte egípcia (Busto da Rainha Nefertite de Amarna – 1350 a.C.).

Lunia é retratada de perfil, com o pescoço alongado, que ainda se faz maior em razão dos cabelos presos em forma de coque. Ela veste uma camisa branca de gola alta, que cobre suas costas delgadas, deixando à vista parte do colo, que também contribui para que o pescoço pareça mais alongado ainda. Uma fina linha preta contorna a figura.

A bela Lunia, em primeiro plano, reina sozinha, sem que nada possa desviar a atenção do observador de tão bela figura. Modigliani costumava usar portas em seus retratos, mas aqui o batente, à esquerda, confunde-se com a pintura de fundo.

Segundo alguns críticos de arte, a beleza quase mística que Modigliani atingiu nesta composição, ele não a concebeu nem mesmo nos retratos de sua amada Jeanne Czechowuska.

Ficha técnica
Ano: 1919
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 46 x33 cm
Localização: Coleção particular

Fonte de pesquisa
Modigliani/ Abril Coleções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *