Modigliani – PAUL ALEXANDRE SOBRE FUNDO VERDE

Autoria de LuDiasBH

modi1

A composição de Amedeo Modiglian,i denominada Paul Alexandre sobre Fundo Verde, demonstra o grande talento do artista italiano, exímio conhecedor da história da arte.

A figura está vestida de acordo com as regras da moda burguesa, à época. Por sua posição, com a cabeça quase tocando a margem superior da tela, vê-se que o médico foi retratado de um ponto de vista um pouco rebaixado. Às suas costas, descortina-se um fundo verde-garrafa. A mão esquerda, colocada na cintura, compactua com a expressão orgulhosa do retratado, enquanto a direita estende-se ao longo do corpo. Embora tenha suas proporções levemente alongadas, seu corpo apresenta-se esbelto e natural.

O contexto em que se insere o personagem não faz exceção aos outros retratos do artista, em que os detalhes são usados com muita sobriedade. Na composição estão presentes: uma cortina vermelha, à direita da figura e, na parede, junto ao ombro esquerdo de Paul, um quadro com uma pintura apenas esboçada, identificada como A Judia, obra do mesmo artista. Modigliani retratou seu amigo como um homem que se veste apuradamente, cheio de sensatez e inteligência e com um ar meio cínico. E, como era comum às obras do artista, esta também se mostra inacabada. Não há assinatura na tela e a mão direita do retratado encontra-se incompleta.

Paul Alexandre, médico e colecionador de artes, foi muito importante na vida de Modigliani. Além da profunda e sincera amizade que os unia, ele admirava, encomendava e comprava sua arte, ajudando-o a se sustentar durante muitos anos. Essa amizade só se rompeu, quando o médico foi convocado para participar da Primeira Guerra Mundial. Mesmo tendo retornado da guerra, os dois amigos não mais voltaram a se encontrar.

Ficha técnica
Ano:1909
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 100 x 81 cm
Localização: Museu de Arte Fuji, Tóquio, Japão

Fonte de pesquisa
Modigliani/Abril Coleções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *