Mondrian – ARTE, DESIGN, MODA E PUBLICIDADE

Autoria de LuDiasBH

comev

Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade, que dela se apropriam, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa ao uso da imagem. (Fonte desconhecida)

A composição denominada Composição em Vermelho, Amarelo e Azul é uma obra do pintor holandês Piet Mondrian, artista cujo trabalho trouxe grande inspiração ao design, à moda e à publicidade. A pintura em questão tem a forma de um quadrado, onde se inserem linhas que se cruzam na vertical e na horizontal, formando ângulos retos, em divisões assimétricas. As cores usadas são o vermelho, o azul, o preto, o branco e o amarelo.

Ao lado da obra de Mondrian está um exemplo de sua influência no mundo da moda. O estilista francês Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent, que foi um dos nomes mais conhecidos da alta-costura do século passado, baseou-se, em 1965, neste quadro do artista para criar o vestido tubinho, em jersey,  cujo sucesso foi imediato. O vestido de Yves Saint Laurent tornou-se um dos mais famosos da história da moda, um ícone.

Quem quiser ter mais conhecimento sobre a influência de Piet Mondrian no design, na moda e na publicidade, basta buscar no Google, em imagens, por “Mondrian e a moda”.

Ficha técnica
Ano – 1921
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 59,5 x 59,5 cm
Localização: Haags Gemeentemuseum, Haia, Holanda

Fontes de pesquisa
Mondrian/ Abril Cultural
http://artedescrita.blogspot.com.br/

2 comentários sobre “Mondrian – ARTE, DESIGN, MODA E PUBLICIDADE

    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila

      O que você diz é uma grande verdade. Quando o dinheiro passa a comandar a vida da pessoa, ele se torna um vil tirano e ela uma escrava.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *