Mondrian – BROADWAY BOOGIE-WOOGIE

Autoria de LuDiasBH

brobow

Modrian foi um modesto e devotado precursor que desejou mostrar a direção para a qual os artistas do futuro deveriam conduzir a humanidade. (Herbert Read)

O trabalho denominado Broadway Boogie-Woogie  é uma obra do artista holandês Piet Mondrian, sendo o último concluído pelo pintor. Foi criado quando ele se encontrava radicado em Nova York, nos Estados Unidos, onde encontrou uma energia fervilhante, capaz de interferir nas suas estruturas composicionais, animadas por um inusitada vibração.

Mondrian, que era um apaixonado pela dança e pelo ritmo, deixa fluir de sua tela, em linguagem cifrada, o ritmo sincopado do jazz e a Broadway iluminada à noite por um sem conta de luzes. Ao observar a tela é possível sentir o calor de suas cores quentes – vermelho e amarelo – levemente amainado pelo azul e pelo cinza.

Levando em conta as pinturas anteriores do artista, esta é, sem dúvida, uma renovação em sua arte, cujo título (música boogie-woogie) mostra a síncope inesperada de ritmo, sendo elaborada na pintura. Duas outras obras suas já haviam recebido o título de Fox Trot A e B, mas não resta dúvida de que o impacto de “boogie-woogie” sobre o artista foi maior. O mais importante na origem desta tela é a mudança que provocou em sua arte, o ritmo frenético de Nova York e da Broadway, especialmente à noite.

Esta é a penúltima pintura do artista. Nela não mais existe a grade preta que há muito constava de suas telas com seus quadrados azul e vermelho. Ela foi trocada por linhas coloridas intercaladas com blocos de cor consistente. A composição lembra-nos uma grande cidade, com seu tráfego incessante, luzes elétricas piscando, pessoas apressadas andando pelas ruas e, como não poderia deixar de ser, o ritmo gostoso do jazz.

Ficha técnica
Ano: 1942-1943
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 127 x 127 cm
Localização: Museu de Arte Moderna, Nova York, Estados Unidos

Fontes de pesquisa
Gênios da pintura/ Abril Cultural
http://www.piet-mondrian.org/broadway-boogie-woogie.jsp
http://www.moma.org/collection/works/78682

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *