Moroni – O ALFAIATE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBHoalf

O maravilhoso retrato denominado O Alfaiate é uma obra do pintor italiano Giovanni Battista Moroni (c. 1530-1578). Presume-se que sua formação tenha se dado com o mestre Alessandro Moretto. Suas pinturas remetem às obras de Lorenzo Lotto e Ticiano. Embora Moroni tenha criado inúmeros retábulos, sua fama deveu-se, sobretudo, aos impressionantes retratos pintados por ele, cujas características principais eram a sensibilidade e a simplicidade, como as vistas nesta composição.

A obra em questão é tida como o mais famoso dos retratos do artista, não apenas por sua impressionante qualidade, como pelo modo como ele expôs o tema, ao pintar este jovem elegante, mas também meio triste. Se eliminada a tesoura de sua mão, dele não seria reconhecida a profissão de alfaiate.

O rapaz encontra-se de pé, diante de uma mesa de madeira, segurando a ponta de um tecido preto com a mão esquerda, e a tesoura com a direita. Existe um forte contraste entre suas vestes e o tecido escuro, marcado com linhas brancas de giz, que irá cortar. Sua cabeça está iluminada por uma luz que vem de cima, à esquerda. Seus olhos grandes chamam a atenção para ela. O alfaiate olha diretamente para o observador, como se estivesse a sondá-lo.

Ficha técnica
Ano: c. 1570

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 96,5 x 73,5 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/giovanni-battista-moroni-the-tailor-il-tagliapanni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *