Murillo – A COZINHA DOS ANJOS

Autoria de LuDiasBH

acodan

A composição A Cozinha dos Anjos, também conhecida por Um Milagre na Cozinha, é uma das obras mais famosas do pintor espanhol Bartolomé Esteban Murillo, artista extremamente religioso. Esta gigantesca tela foi pintada para ornamentar o claustro dos franciscanos, juntamente com outras dez, em Sevilha.

O pintor apresenta cinco jovens anjos trabalhando na cozinha de um mosteiro, executando diferentes afazeres. Eles se despem de suas divindades para mostrar o lado humano, como se fossem seres mortais. Além dos anjos estão presentes três franciscanos, um deles levitando em êxtase místico, dentro de um halo de luz. Possivelmente ele seja o irmão leigo Francisco Pérez. Dois homens, vestidos à moda da época, estão estancados na porta de entrada da cozinha, ao lado do frade superior, surpresos com o que veem. Três pequeninos anjos brincam no chão.

O pintor acreditava que, quanto mais aproximasse os seres divinos das pessoas comuns, mais fácil seria ganhar a devoção dessas. Ele acabou por revolucionar o modo de representar figuras sagradas, ao expor alegria, simplicidade e humanidade em suas obras, ao contrário do que se via na pintura sacra da Espanha da época. É interessante notar que nesta obra, assim como em outras de sua lavra, o artista traz o divino para dentro da dimensão terrena, como se mostrasse que o milagre pode ocorrer em meio à vida cotidiana.

Nota: Francisco Pérez era um irmão leigo que passou trinta anos como assistente na cozinha do mosteiro San Francisco el Grande. Conforme conta a história, ele era muito fervoroso e, certo dia, perdido em suas devoções, esqueceu-se de seus serviços. Ao retomar a consciência, ficou surpreso ao notar que suas tarefas tinha sido milagrosamente executadas.

Ficha técnica
Ano: 1646
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 180 x 450 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Murillo/ Abril Cultural
http://www.wga.hu/html_m/m/murillo/1/104muril.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *