ONÇA PINTADA – O MAIOR FELINO DAS AMÉRICAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

onca pintada

A onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas, ocupando o topo da cadeia alimentar, é um dos animais que vivem na Floresta Amazônica, por se tratar de um ambiente tropical, mas também pode dar suas voltinhas por ambientes abertos, onde se encontram presas maiores. Ela também é conhecida como pintada, jaguaretê, jaguar, canguçu e jaguarapinima, dentre outros nomes que recebe. Há casos em que é chamada de onça-preta ou jaguar-preto. Isso acontece quando o excesso de melanina dá à sua pele a cor negra. Por um tempo, pensou-se que se tratasse de uma espécie diferente, mas ao olhar com atenção a sua pele, é possível ver as rosetas e pintas comuns à onça-pintada, sobre a sua pelagem negra. A onça-pintada é um mamífero carnívoro que ocupa o terceiro lugar no ranking dos felinos, em relação ao tamanho, perdendo apenas para seus familiares mais famosos: o tigre e o leão. Ela chega a medir mais de 2 metros de comprimento, pesando em média 150 quilos, podendo chegar a quase um metro de altura. Sua expectativa de vida, se em cativeiro, é de cerca de 20 anos; se na selva é de 12 anos.

A pintada é muito parecida com seu parente leopardo, mas dele difere por ser maior e pela padronagem das manchas apresentadas na pele. Quanto ao comportamento e ao lugar onde gosta de viver, está mais para o do vaidoso tigre. A danadinha é uma grande nadadora, por isso gosta de ambientes onde a água é abundante. Não é de muitos amigos, preferindo a solidão a viver mal acompanhada. E sua dentadura é para dentista nenhum botar defeito, sendo capaz de estraçalhar animais maiores do que ela. Nem mesmo répteis como a tartaruga, com a sua carapaça trancada a sete chaves, resiste ao poder dos caninos da onça-pintada. É também muito esperta na arte de abocanhar a sua presa, pois lhe crava os dentes no crânio, entre os ouvidos, de modo a permitir que a vítima sucumba, o mais rápido possível, sendo muito ágil no bote.  Segundo pesquisas, ela possui a mandíbula mais forte entre os felinos e a segunda mais poderosa entre todos os carnívoros. Tem mesmo é que estar no pódio da grandiosidade animal em meio à natureza. Como se trata de um animal carnívoro, alimenta-se, principalmente, de antas, capivaras, catetos, jiboias, sucuris, tamanduás, queixadas, macacos, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte, assim como peixes e jacarés que ela mesma apreende nos rios. Ou seja, sendo carne, o que cair na sua rede é peixe. Trata-se de uma caçadora noturna e crepuscular, preferencialmente.

Mas as coisas não andam muito boas para a jaguaretê, nossa companheira de tantas histórias que embalaram nossos sonhos de criança. O seu número é cada vez menor, estando ameaçada de extinção. É fato que sua comercialização nacional e internacional está proibida, mas o desmatamento, o envenenamento dos rios, a caça predatória, a proteção de rebanhos bovinos e as brigas entre os “senhores” das terras, fazendeiros e agricultores, vêm reduzindo drasticamente a população da onça-pintada. E olhe que ela tem um passado de glória, sendo vista como um animal sagrado por povos como os maias e os astecas. Na mitologia guarani recebe o nome de jaguar. Mas, nos tempos de hoje, a fama é passageira, pouco importando o passado de glórias. O bicho-homem não está respeitando nem a si mesmo.

Como gosta de viver solitariamente, a onça-pintada, na época do cio, precisa encontrar um parceiro para se acasalar, trazendo mais oncinhas para embelezar nosso planeta Terra. Sua gestação dura cerca de três meses e dez dias, podendo nascer, de uma só vez, quatro filhotes, que só passam a enxergar depois de duas semanas. Quando atingem três meses de vida, a mamãe onça já os coloca para andar fora da toca, pois é preciso lhes ensinar a enfrentar o mundo, pois logo, logo terão que se virar por conta própria.

Nota: Instituto de Proteção à Onça-Pintada: http://www.jaguar.org.br/pt/

Fontes de pesquisa:
http://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/
wikipédia

4 comentários sobre “ONÇA PINTADA – O MAIOR FELINO DAS AMÉRICAS

    1. LuDiasBH

      Beto

      Ela é bonita e poderosa, só ficando abaixo do tigre e do leão.
      Mas no beijo (mordida) nenhum deles fica abaixo da rainha.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  1. Manoel Matos

    Lu

    A onça pintada é muito bonita, assim como todos os felinos que são muito elegantes. Não sabia que ocupava o terceiro lugar em relação ao tamanho dos felinos. Gostei.

    Beijos

    Nel

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Nel

      Os felinos são muito elegante, mesmo.
      Possuem um porte muito altivo.
      Observe como os gatos são lindos.
      A onça só fica abaixo do tigre e do leão.
      É mesmo muito bonita.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *