Pedro Américo – MOISÉS E JOCABED

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pedro 5

A composição Moisés e Jocabed é uma obra bíblica do artista brasileiro Pedro Américo, que representa a história do pequeno Moisés, filho de Amrão com sua esposa Jocabed, que foram escravos hebreus pertencentes à tribo de Levi.

A cena apresentada é aquela em que Jocabed opta por botar seu filhinho num cesto de papiro, e depois colocá-lo nas águas do rio Nilo, a fim de que pudesse ser salvo da ordem do faraó egípcio de matar todas as crianças do sexo masculino. O bebê parece dormir tranquilo no cesto.

Jocabed com seu filho ocupa quase toda a tela. Ela se encontra belamente vestida com uma túnica bordada e com franjas nos braços, cujo longo decote deixa à vista parte de seu busto. Com a mão direita, ela segura o cesto com o bebê, enquanto a esquerda descansa no rosto, numa atitude de profunda pesar. Na cabeça traz um vistoso lenço a cobrir parte de seus longos cabelos.

Ficha técnica
Ano: 1884
Dimensões: 151,2 x 106,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo do Museu Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha

2 comentários sobre “Pedro Américo – MOISÉS E JOCABED

  1. Edward

    LuDias

    Pela história, não havia nenhuma outra chance de Moisés sobreviver a não ser esta saída. Com muita fé, teria Jocabed enfrentado o medo de colocar o seu filho em berço para que fosse levado longe da perseguição do faraó. Penso que a obra de Luiz Américo retrata e muito bem o momento. Não há muita aflição no semblante da mãe, pois teria muita fé e certeza de que a saída seria protegida por Deus.

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Ed

      A fé diminui o sofrimento. À mãe não restava outra alternativa senão entregar o filho nas de um poder maior do que o do faraó. Realmente é uma obra muito linda.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *