PEQUENAS AÇÕES – BELOS RESULTADOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Alfredo Domingos

flor

Desconheço nas outras cidades. Mas aqui no Rio de Janeiro, cada vez mais, os moradores ajudam na humanização e embelezamento do meio ambiente de suas ruas. Trata-se de movimento especial em função do trabalho voluntário, absolutamente espontâneo, sem ninguém requisitando colaboração. A foto aí de cima foi clicada na Rua Uruguai, na Tijuca. É um trecho bastante residencial, sem saída, e para termos uma ideia do relacionamento próximo entre os vizinhos, digo que, se fechássemos com grade, seria uma vila.

O porquê de eu ter ficado impressionado e puxado o celular para fotografar é esta maravilha de arranjo com orquídeas, montado pela vizinhança; para embelezar, sim, mas entendo ter sido muito mais pela motivação de prestigiar a natureza e preservá-la. Ao redor, observei surpreso que há outra boa providência, na árvore imediatamente anterior a esta em destaque. Um grupo de escoteiros deixou um recado para os donos de animais domésticos:

“Ao trazerem seus animais à rua, retire aqui um saco plástico, e faça uso para recolher as necessidades deixadas nas calçadas. Vamos fazer o que nos é possível para termos uma cidade mais limpa”.

O aviso está preso a uma garrafa pet de refrigerante, pendurada no tronco, onde, por meio de uma abertura, pode-se puxar um saco.

Estão aí dois excelentes exemplos . Vemos, claramente, que não é tão difícil realizar ações para o bem-estar da coletividade. Como o bilhete indica, está ao nosso alcance, é possível, produzir soluções de baixo custo e simples, perfeitamente dentro das nossas possibilidades. Às vezes, desanimados, dizemos que “não há mais jeito” para isso ou aquilo. Não é assim, não. Sempre haverá oportunidade para criarmos melhores condições de vida.
Cada um fazendo o mínimo, conseguiremos um rol de coisas favoráveis a todos. É para tentar, pessoal! Comecemos hoje, agora.

Pensando nas várias iniciativas cabíveis, lembro-me de algumas crianças da escola do final da minha rua, que numa manhã ensolarada, de posse de vassouras e pás, limpavam, sob a orientação dos professores, a frente do estabelecimento. Não preciso acrescentar mais nada. A garotada fez o seu papel. Façamos o nosso! Um lembrete necessário, antes de terminar: o saco plástico usado deve ir ao lixo, OK?!

2 comentários sobre “PEQUENAS AÇÕES – BELOS RESULTADOS

  1. Alfredo Domingos

    Obrigado, Lu. O texto trata de que cada um deve fazer a sua parte. Não podemos ficar a espera das “autoridades”. Ação e criatividade valem muito. Façamos!
    Abraço,
    Alfredo Domingos.

    Responder
  2. LuDiasBH Autor do post

    Alf

    Como o poder público não se importa com nossas ruas e calçadas, nem mesmo replantando as árvores que caem, ou são retiradas, torna-se uma excelente iniciativa dos moradores, o fato de embelezarem suas calçadas e ruas.
    Você nos apresente um artigo que deveria ser levado em conta pela população.
    A foto ficou muito bonita.

    Abraços,

    Lu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *