Picasso – RAPAZ COM CACHIMBO
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

picasso

Uma noite, Picasso abandonou a companhia de seus amigos e seu discurso intelectual. Retornou a seu ateliê, posicionou-se de frente à tela que havia abandonado um mês antes e coroou a figura do jovem aprendiz com uma grinalda de rosas.”. (André Salmon)

A composição denominada Rapaz com Cachimbo é uma obra-prima do pintor espanhol Pablo Picasso, pintada quando ele tinha 24 anos de idade. Faz parte de seu “Período Rosa”. Encontra-se entre as 50 pinturas mais famosas do mundo, em razão de ter sido leiloada por um preço exorbitante à época.

Dois dos mais íntimos amigos de Picasso, Max Jacob e Apollinaire, nutriam grande admiração por Arthur Rimbaud, poeta homossexual. E foi em razão desse arrebatamento visto nos dois, que o artista resolveu fazer esta pintura. Para alguns, Picasso inspirou-se no poema de Paul Verlaine, “Crime Amoris”, dedicado a seu amante Rimbaud. Como modelo para sua tela, o pintor escolheu Louis, um jovem de Montmatre.

O rapazinho, todo vestido de azul, toma grande parte da tela, quase atingindo a margem superior. Encontra-se assentado, com as pernas abertas, sendo vistas apenas parte delas. De seu cabelo desce na testa uma pequena mecha, em forma de vírgula, como se estivesse a assinalar seu olhar vago. Sua cabeça está envolta por uma bela coroa de rosas vermelhas.

Ele segura o banco (ou cadeira) com a mão direita, enquanto leva, na esquerda, um cachimbo, próximo ao peito. O cachimbo está relacionado com o uso de ópio ou haxixe. O pintor relaciona a iluminação do rosto com a mão a segurar o cachimbo, mostrando uma conexão entre ambos, ou seja, o uso de drogas.

A expressão do rapaz expressa feminilidade e masculinidade ao mesmo tempo, o que é próprio de sua fase de adolescente. Seu olhar parece distante e indiferente. O fundo colorido da composição deixa a palidez de sua pele ainda mais destacada. Embora a vestimenta do jovem seja simples, mais parecida com a de um trabalhador, o fundo da pintura é belamente adornado com arranjos florais.

Antes de chegar a esta pintura final, Picasso fez vários estudos, posicionando o rapazinho nos mais diferentes tipos de pose (de pé, sentado, encostado na parede, etc). Quase nada se sabe sobre o garoto que serviu de modelo.

Ficha técnica
Ano: 1905
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 100 x 81,3
Localização: Coleção particula, Nova York, EUA

Fontes de pesquisa
Picasso/ Coleção Folha
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gar%C3%A7on_%C3%A0_la_Pipe
http://www.galleryintell.com/artex/garcon-la-pipe-boy-pipe-pablo-picasso/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *