Pietro Longhi – O PEQUENO CONCERTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Contemporâneo de paisagistas, Pietro Longhi poderia ser chamado mestre da paisagem humana. Seguiu a topografia dos costumes sociais, em lugar de descrever a psicologia. (Enciclopédia dos Museus)

O desenhista e pintor italiano Pietro Longhi (1702 – 1785) tornou-se famoso por seus retratos e cenas de gênero no estilo Rococó. Seu pai Alessandro Falca era ourives. Longhi iniciou seus estudos com o artista Antonio Balestra. Veio depois a estudar e trabalhar com Giuseppe Crespi, responsável por introduzi-lo no estudo da natureza e dos temas de gênero. Inicialmente, sua criação estava ligada aos temas religiosos e aos mitológicos, mas, por influência de Antoine Watteau e de seus seguidores, enveredou-se pelas cenas de vida pública e privada, pintando, sobretudo, cenas da vida dos nobres da Veneza do século XVIII. Apesar da delicadeza de suas pinturas, essas traziam, muitas vezes, certa dose de humor. Seu filho, Alessandro Longhi, também se tornou um renomado pintor.

Na composição O Pequeno Concerto, o artista apresenta um grupo de seis pessoas, sendo três mulheres, dois homens e uma criança. Todos estão vestidos pomposamente, de acordo com a época, excetuando o padre, que veste roupas de sua congregação. Encontram-se numa sala, onde são vistos um sofá, uma mesinha, duas cadeiras e uma banqueta, sobre a qual se encontra uma toalha branca ou uma peça de roupa. Ali se realiza um concerto. Uma cortina escura, à esquerda, deixa à vista parte da passagem para outro ambiente. Na parede florida, decorada com papel, há uma decoração que, à primeira vista, assemelha-se a um espelho.

Duas das mulheres tocam instrumentos de corda, possivelmente cistres. Sobre uma mesinha, no meio do grupo, estão as partituras, embora somente a senhora mais velha atenha-se a elas, ao empunhar seu instrumento, pois a jovem de vestido cor-de-rosa olha para o observador, assim como o garotinho, como se soubesse a melodia de cor.

Ficha técnica
Ano: 1746
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 62 x 50 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *