Pisanello – A VIRGEM E O MENINO COM…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

aviseom

O medalhista, desenhador e pintor italiano Pisanelo (1395 – 1455) tinha como nome original o de Antonio di Pucci Pisano. Foi criado em Verona, mas estudou em Veneza com o mestre Gentile Fabriano, servindo-lhe de assistente nos trabalhos do palácio do Dodge. Mudou-se para Florença e de lá foi para Roma, após a morte da mãe. Veio a tornar-se um dos pintores mais importantes de seu tempo, sendo chamado para executar trabalhos nas cortes de Mântua, Ferrara e Milão. Também trabalhou em Nápoles para o rei Afonso de Aragão. Em razão de sua pintura, que unia a elegância e a delicadeza, aliada a uma alegre narrativa e uma observação afiada da natureza, Pisanelo tornou-se um dos maiores representantes do Gótico Internacional.

A pintura do artista, denominada A Virgem e o Menino com São Jorge e Santo Antão, o Abade,  mostra o encontro de São Jorge com Santo Antão, sob a presença da Virgem com seu Menino.

Maria encontra-se acima da cena, meio de perfil, como se flutuasse no ar dentro de uma enorme esfera de luz dourada, da qual emergem muitos raios. Apenas metade de seu corpo é vista. Ela traz o seu Menino nos braços.

Abaixo, na terra, tendo como fundo uma floresta, estão São Jorge e Santo Antão. O primeiro usa uma complexa armadura, com uma cruz nas costas, e traz na cabeça um grande chapéu, mostrando que se trata de um cavaleiro com posses. Encontra-se pisando nas asas do dragão, cuja cabeça toca sua perna direita. Parte das cabeças de dois cavalos é vista à sua direita. Santo Antão, por sua vez, é um velho camponês que traz nas mãos um sino, o qual toca com um galho de árvore. Um halo dourado circunda sua cabeça. A seus pés está um porco que, assim como o sino, é também seu atributo.

Ficha técnica
Ano: 1435-1441
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 29,2  x 47 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *