Portinari – BAILE NA ROÇA

Autoria de LuDiasBH

portinari12345

A composição Baile na Roça, obra do pintor brasileiro Candido Portinari, foi pintada quando ele estudava na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro.

O pintor apresenta uma cena retratada no meio rural. Nela predominam os tons avermelhados e quentes. Não há preocupação por parte do artista com o desenho. As figuras humanas são pouco delineadas, sendo mais formadas por manchas de cores. O ambiente é simples e as personagens mostram-se bem comportadas.

Vários casais estão dançando, embora apenas três deles estejam melhor visualizados. Os homens vestem calças escuras e paletós claros, com lenços nos bolsos. Também usam chapéus. As mulheres vestem vestidos longos.

Num local mais alto, está o tocador de sanfona, rígido e concentrado, com seu instrumento próximo ao corpo. À sua direita, um moço negro, com camisa amarelada e chapéu, parece concentrado no instrumento. Outras figuras, à direita do negro, são difíceis de divisar. À esquerda do músico, próxima a uma porta fechada, encontra-se uma mesa com um copo e três garrafas. Um homem de roupas escuras, chapéu, lenço vermelho no pescoço e fumando cachimbo está assentado próximo à mesa. Ele parece observar o músico.

Ficha técnica
Ano: 1923-1924
Dimensões: 97 x 134 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Localização: Coleção Particular

Fonte de pesquisa.
Cândido Portinari / Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *