Rafael – MADONA E CRIANÇA ENTRONADOS…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

macriensa
A composição denominada Mandona e Criança Entronados com Santos é uma obra do pintor italiano renascentista Rafael Sanzio, também conhecida como o Retábulo Colonna, por ter seus principais painéis adquiridos pela família Colonna, em Roma.

A obra foi encomendada pelas freiras do Convento de Santo Antônio de Padova, na Perugia, com o fim de ornamentar a capela do convento, encimando o altar. O artista começou a pintá-la quando tinha 21 anos de idade, antes de ir para Florença.

Na pintura semicircular (parte superior) estão presentes:
• Deus-Pai, com um globo na mão simbolizando a Terra, dando sua bênção;
• dois anjos que ladeiam Deus-Pai;
• e dois pequenos querubins, dos quais é vista apenas a cabeça.

Na composição estão presentes (na parte inferior) sete figuras humanas:
• Maria assentada majestosamente em seu trono;
• o Menino Jesus assentado no colo da Virgem;
• o pequeno João Batista;
• São João;
• Santa Catarina
• Santa Cecília
• São Pedro

Na parte superior do trono, de mármore branco e negro adornado com ouro, encontram-se Maria com seu Menino no colo e São João Batista. O pequeno Jesus abençoa o primo João, enquanto esse, de pé, mostra-se com as mãozinhas em pose de oração. Traz sobre si a mão esquerda e olhar da Virgem. A auréola das duas crianças e dos presentes na luneta (painel semicircular) difere da dos demais.

No lado direito de Maria, ao lado do trono, estão os santos: Santa Catarina, cuja roda à sua direita, na qual ela se firma, é o seu atributo, sendo que ela traz também uma palma na mão, simbolizando o seu martírio, e volta os olhos para Jesus; e São Pedro, com seu manto amarelo, trazendo um livro fechado nas mãos e um molhe de chaves. Ele está de frente para o observador, como se o convidasse a participar do grupo.

No lado esquerdo de Maria, ao lado do trono, estão os santos: Santa Cecília, que traz na mão direita uma palma e na esquerda um livro, e também fita o observador; e São Paulo, com seu manto vermelho, com os olhos voltados para um livro aberto nas mãos. Ele segura uma espada, que simboliza a perseguição feita aos cristãos e também o seu martírio, posteriormente.

Chama a atenção o modo como Rafael representou os dois santos, Pedro e Paulo, dando-lhes um volume que ocupa o espaço nas duas laterais, e o modo como colocou os dois anjos, de forma a acompanhar a curva da luneta.

Ao fundo, vê-se uma delicada paisagem.

Ficha técnica
Ano: c. 1504
Técnica: óleo e ouro em madeira
Dimensões: 172,4 x 172,4cm
Localização: Metropolitan Museum of Art,New York, EUA

Fontes de pesquisa
Rafael/ Cosac Naify
http://www.flickriver.com/photos/elissacorsini/2340866080/
http://allart.biz/photos/image/Raphael_72_Madonna_and_Child_Enthroned_with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *