Rembrandt – FLORA
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

flora

A composição denominada Flora é uma obra mitológica do pintor holandês Rembrandt.

Flora é a deusa das flores, dos jardins e da primavera na mitologia romana, recebendo o nome de Clóris, na mitologia grega. Era muito festejada quando chegava a primavera, recebendo a sua festividade, na Roma antiga, o nome de Floralia, quando se celebrava a renovação do ciclo da vida. Ela se encontra presente na obra de vários artistas, inclusive na “Primavera” e no “Nascimento de Vênus”, composições do artista italiano Sandro Botticelli, conhecidas em todo o mundo.

A deusa Flora, debaixo de uma luz dourada, encontra-se sobre um fundo escuro. Com o corpo em perfil, seu rosto está voltado para o observador, sem, contudo, fitá-lo. Seus olhos parecem perdidos no tempo.

Saskia, a esposa holandesa de Rembrandt, vitimada pela tuberculose aos 30 anos de idade, serviu de modelo para esta pintura. Ela tem nos cabelos uma profusão de flores diferenciadas, pintadas com esmero. Na mão direita traz uma vara ornada com folhas e flores, representando a floração, enquanto segura seu manto com a outra. Sua vestimenta lembra os trajes orientais, onde predominam a beleza da textura e a opulência. Ela usa brincos de pérola. Para muitos, Rembrandt preocupou-se muito mais em pintar sua esposa amada, Saskia, vestida como uma deusa mitológica, como num retrato, do que representar a deusa da primavera.

Ficha técnica
Ano: 1634
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 125 x 101 cm
Localização: Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia

Fontes de pesquisa
Rembrandt/ Coleção Folha
http://www.artehistoria.com/v2/obras/141.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *