Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Retrato de Romaine Lascaux foi pintada por Renoir ainda no início de sua carreira. O quadro foi feito a pedido de um humilde ceramista, que queria que o pintor retratasse sua filha.
A garota Romaine encontra-se assentada numa cadeira comum, de madeira, com o corpo ereto, numa pose semifrontal, com o rosto virado ligeiramente para a esquerda, como se fitasse o observador. Sua vestimenta é composta por uma blusa branca de renda e mangas bufantes, que vão até o pulso, e um vestido cinza de alças, com a parte superior enfeitada com rendas. A saia rodada do vestido cobre todo o assento, deixando visível apenas parte do recosto da cadeira. Um laço preto cinge-lhe a cintura, caindo sobre o vestido, atrás, reforçando os tons mais tênues da composição.
Romaine tem a face rosada e os lábios finos avermelhados. O ouro dos brincos e as pedras vermelhas, que os compõem, dão ainda mais vivacidade ao rosto da garota, com seus olhos claros. Uma fita escura cinge seus cabelos castanhos, penteados para trás, deixando-lhe a testa à vista. A garota traz no colo, abaixo das mãos, flores vermelhas, que quebram a seriedade do cinza de seu vestido. À direita da figura, desce um longo cortinado, que cobre parte da parede florida, pintada com leves manchas de tinta.
Embora Romaine seja uma menina simples, Renoir pintou-a como se se tratasse de uma infanta do século 17, tamanho é o refinamento dado à composição, onde predomina uma gama cromática de branco e cinza.
Dados técnicos
Ano: 1864
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 81 x 65 cm
Localização: Museum of Art, Cleveland, EUA
Fontes de pesquisa
Renoir/ Coleção Folhas
Renoir/ Abril coleções
Renoir/ Coleção Girassol
Views: 1