Mestres do Cinema – MILOS FORMAN

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

milos                                                              Diretor de Amadeus e Um Estranho no Ninho

Simplesmente não consigo pensar em duas coisas ao mesmo tempo. Termino um filme, descanso um tempo e, só depois, começo a pensar no próximo. Dou-me o privilégio de viver em meu próprio ritmo criativo. (Milos Forman)

O cineasta, ator, roteirista e professor checo Milos Forman, nascido em 1932, apesar de seus 81 anos de vida, possui uma filmografia pequena, mas é detentor de inúmeros prêmios, incluindo dois Oscar de melhor diretor.

 Jon Tomás Forman, nascido na antiga Tchecoslováquia, hoje conhecida como República Tcheca, teve os seus pais, Anna e Rudolf Forman, mortos pelo nazismo. Anna morreu no campo de concentração nazista de Auschwitz e Rudolf foi preso por distribuir livros antinazistas, morrendo em Buchenwald. Em consequência de tamanha tragédia, foi criado pelos parentes. Mais tarde, ele descobriu que na verdade seu pai biológico era um arquiteto judeu de nome Otto Konh. Seu irmão, Pavel Forman, pintor, imigrou para a Austrália.

 Ainda muito jovem Forman escolheu o caminho do Cinema, indo estudar em Praga. Depois de dirigir alguns filmes de curta e de média metragens, lançou em 1964 o seu primeiro longa, Pedro, o Negro, que lhe deu algum reconhecimento internacional. No ano seguinte, lançou Os Amores de uma Loira, que foi muito bem recebido pela crítica. Mas o seu longa O Baile dos Bombeiros foi censurado pelas autoridades de seu país, porque criticava sua burocracia excessiva.

 Quando se encontrava em Paris, negociando seu próximo filme, Praga foi invadida pelos soviéticos e, como Forman trabalhava num estúdio estatal, foi demitido sob a desculpa de que deixara seu país ilegalmente. De Paris ele rumou para os Estados Unidos, onde, em 1971, colocou no mercado o filme Procura Insaciável que, embora fosse o seu primeiro filme em língua inglesa e tivesse uma boa aceitação por parte da crítica, não logrou sucesso de bilheteria. Mesmo assim, o diretor ganhou, pelo filme, o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

 Um Estranho no Ninho (1975) foi responsável por consagrar definitivamente o cineasta checo. O filme abocanhou os cinco principais prêmios do Oscar, feito que coube a apenas dois outros filmes anteriormente. Nesse mesmo ano, Forman ganhou cidadania americana. Vieram depois os filmes Hair e Na Época do Ragtime, sendo o último indicado a oito Oscar.

 Amadeus foi o filme seguinte do diretor, responsável por lhe trazer outro Oscar de melhor diretor e por colocá-lo no rol dos grandes diretores do universo cinematográfico. O filme, em vez de ser rodado em Viena (Áustria), onde se passa a história de Wolfgang Amadeus Mozart, o diretor preferiu rodá-lo em Praga, com seu passado mais bem conservado: igrejas, ruas, palácios, etc.

 Valmont – Uma História de Seduções (1989) foi o filme seguinte, que não foi muito bem aceito. A seguir veio O Povo Contra Lady Flynt (1996) que lhe trouxe o Urso de Ouro no Festival de Berlim como melhor diretor. O Mundo de Andy, filme seguinte, deu-lhe o Urso de Prata no mesmo festival. Sombras de Goya (2006), uma biografia livre do pintor espanhol, foi o seu último filme.

 Milos Forman foi casado com a atriz checa Jana Brjchová, com quem viveu 4 anos. Depois se uniu à artista checa Vera Kresadlová e teve com ela os gêmeos Petr e Matej. E, por último, casou-se com Martina Zborilova com quem também teve gêmeos: Andrew e James.

 Fontes de pesquisa
Cinemateca Veja/ Abril Coleções
http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/milos-forman/about-milos-forman/597/

2 comentários em “Mestres do Cinema – MILOS FORMAN

  1. Manoel Matos

    Lu

    Um Estranho no Ninho é realmente um filmaço, daqueles que a gente não se cansa de ver. Muito legal esta série sobre os grandes diretores do Cinema.

    Abraços

    Nel

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Nel

      Vamos conhecer um pouco da vida desses grandes artistas que nos fazem tanto bem.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *