Rivera – A VENDEDORA DE FLORES

Autoria de LuDiasBH

avendeflo

A composição A Vendedora de Flores é uma obra do pintor mexicano Diego Rivera, tida como um dos seus mais belos trabalhos, em que dignifica, não apenas os vendedores de flores, mas todas as pessoas pobres e dignas, que vendem comidas e artesanatos na Paseo de la Reforma, no centro da cidade do México. É um hino de louvor às pessoas humildes e decentes, lutando pela árdua sobrevivência.

Em sua pintura, Rivera mostra uma jovem abraçada a um monte de copos-de-leite brancos com espádice da cor amarela. Estas flores são também conhecidas como lírios-do-nilo. O feixe, bem maior do que moça,  é parecido com uma montanha branca, que ocupa a maior parte da tela de fundo escuro.

A jovem ajoelhada, aparentemente de origem índigena, de costas para o observador, usa longas tranças enfeitadas com fita rosa, a partir da base da cabeça, que lhe caem pelas costas. As suas tranças unem-se nas pontas. Um poncho azul cobre-lhe as costas. Seus pés descalços unem-se numa difícil posição. A pintura mostra uma profunda inteiração entre ser humano e natureza. O artista fez inúmeras pinturas usando a mesma temática.

Ficha técnica
Ano: 1920
Técnica: óleo sobre masonite
Dimensões: 121 x 121 cm
Localização: coleção particular

Fontes de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultural
http://www.diegorivera.org/flowerseller1942.jsp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *