Robert Campin – A VIRGEM E O MENINO DIANTE…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

  aviomedi  aviomedi1

A composição denominada A Virgem e o Menino diante de um Para-fogo é uma obra do pintor flamengo Robert Campin (1375 – 1444), que alguns creem ter sido o pintor denominado Mestre de Flémalle. Era dono de uma aguda percepção, o que o levava a apresentar com perfeição os pormenores de seus trabalhos. Suas obras do início de sua carreira são parecidas com iluminuras francesas.  Embora imprecisas, suas figuras revelam uma ilusão de profundidade. Dentre seus alunos está o famoso pintor Rogier van der Weyden que também exerceu influência na obra de seu mestre.

Na pintura em questão, a Virgem Maria, sentada sobre um banco de madeira, encontra-se amamentando seu Menino. Está suntuosamente vestida, traz a gola do vestido aberta e de onde tira o seio direito, na costumeira posição que as mães usam para amamentar os filhos. Seus longos e cacheados cabelos caem-lhe pelos ombros e costas. Ela é representa como a Rainha do Céu em seu palácio. À sua direita, sobre almofadas vermelhas, encontra-se seu livro de orações. O armário de madeira, à direita, no qual a Virgem apoia o braço, traz sobre seu tampo um cálice.

O Menino Jesus é apresentado nu, deitado no colo de Maria, para evidenciar a sua humanidade. Está virado para o observador, com sua mãozinha esquerda tocando o cabelo, e não parece apressado para receber o leite materno. Mostra-se bem pequenino, em relação ao tamanho da Virgem Mãe.

Esta composição passou por algumas restaurações, tendo recebido alguns acréscimos: a arca de madeira, o cotovelo da Virgem e a parte abaixo da travessa horizontal da janela. Também foi cortada sua parte esquerda. Presume-se que tenha sido danificada durante  um incêndio. O para-fogo (peça móvel colocada diante do fogo para desviar o calor) feito de vime trançado, às costas da Virgem, parece-se com uma imensa auréola a circundar-lhe a cabeça.

A paisagem que se vê através da janela traz detalhes realistas. Ali estão uma fileira de lojas, dois homens com uma escada, apagando um início de incêndio, cavaleiros e pessoas andando nas ruas, etc. (ver os detalhes na figura menor)

Ficha técnica
Ano: c. 1440
Técnica: óleo com têmpera de ovo no carvalho com adições de noz
Dimensões: 63,5 x 49 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/research/the-virgin-and-child-before-a-firescreen
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/follower-of-robert-campin-the-virgin-and-child-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *