Rubens – LA PETITE PELISSE

Autoria de LuDiasBH

rub

A composição denominada La Petite Pelisse ou Elena Fourment com Peles é uma obra do pintor barroco Peter Paul Rubens, o mais importante de todos os pintores flamengos do século XVII. Na tela, ele retrata sua segunda esposa, como se ela fora uma deusa mitológica com peles.

Rubens casou-se com Elena Fourment quando essa estava com 16 anos, a mesma idade do filho mais velho do pintor com Isabella Brant, que morreu aos 34 anos. Quando se casou pela segunda vez, o artista contava com 50 anos. Apesar da grande diferença de idade, eles foram imensamente felizes. Elena serviu de modelo para várias telas do marido. O pintor barroco pintou-a muitas vezes, sozinha ou ao lado de seus filhos, sendo La Petite Pelisse a sua obra preferida, tanto é que a manteve sempre consigo. Em seu testamento, deixou-a para sua esposa Elena.

Na composição La Petite Pelisse, Elena encontra-se de pé, com o corpo quase nu. Apenas parte dele está coberto por um casaco escuro de pele. Ela olha diretamente para o observador. No gesto de ajuntar os seios, como se estivesse a ocultá-los, mostra certa inocência.

Ficha técnica
Ano: 1638
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 176 x 83 cm
Localização: Kunsthistoriesches Museum, Viena Áustria

Fontes de pesquisa
Rubens/ Taschen
http://www.francetvinfo.fr/culture/expos/louvre-lens-trois-cles-pour-comprendre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *