Botticelli – PIEDADE

Autoria de LuDiasBH

paixao jesus

Também conhecido por Lamentação sobre o Corpo Morto de Cristo, o quadro acima mostra a inquietude e o drama religioso vivenciados pelo pintor Sandro Botticelli, nos anos que se seguiram aos acontecimentos com o frade dominicano Girolano Savonarola, que conseguiu tocar o coração dos fiéis com suas pregações, assim como o do pintor. É, sem dúvida, uma das pinturas mais tocantes do artista. É impossível observá-la sem se comover com a cena dolorosa, que se apresenta diante do observador.

 Podemos notar que o cenário é a entrada de uma gruta, sendo possível perceber o sepulcro ao fundo. A Virgem Maria encontra-se ao centro, com o filho morto ao colo. Não conseguindo suportar tamanha dor, ela desmaia. Observem o relaxamento de seus braços, que antes seguravam Jesus. São João Evangelista ampara a Virgem com o corpo, enquanto  com a mão esquerda, ampara-lhe a cabeça e com a direita segura o lençol, onde se encontra o corpo.

 Três mulheres santas encontram-se no quadro. A primeira, usando uma túnica verde, tem o rosto semicoberto. Traz não mão esquerda os três pregos retirados do corpo de Jesus. Ela está visivelmente chocada. A segunda, usando um manto vermelho, abraça suavemente a cabeça de Cristo, enquanto aproxima sua face sofrida do rosto dele. Numa fotografia maior é possível ver uma lágrima escorrendo por seu rosto.

 A terceira mulher segura os pés de Jesus com extremo cuidado e, com lágrimas no rosto, fita seus pés perfurados pelo prego. É interessante notar que todos os personagens, excetuando Cristo, que tem a cabeça no colo de uma mulher, e a Virgem, que tem a cabeça no peito de São João Evangelista, possuem uma vistosa auréola. Somente a terceira mulher, possivelmente Maria Madalena, não apresenta uma auréola (halo dourado e brilhante, que envolve a cabeça dos santos) visível. Ou talvez a cor do manto de S. João Evangelista tenha absorvido a cor do halo.

 Ao lado direito da Virgem Maria encontram-se São Paulo (com a espada) e São Jerônimo, que bate com uma pedra no peito, em sinal de penitência.  À sua esquerda está São Pedro com sua chave, com a mão em posição de bênção.

 A posição do corpo de Cristo morto, com os braços abertos, remete-nos à sua imolação e sua completa doação à humanidade. Todos os personagens, excetuando a Virgem Dolorosa, têm os olhos voltados para o corpo de Jesus, figura mais importante da cena. Com essa obra, Sandro Botticelli, com sua comovente sensibilidade, confirma a sua total união com a doutrina do frade dominicano Savonarola.

 Ficha técnica:
Data: 1495
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 140 x 207 cm
Localização: Alte Pinakothek, Munique, Alemanha

Fonte de Pesquisa:
– Grandes Mestres/ Abril Coleções
– 1000 obras primas…/ Könemann
– A Arte em Detalhes/ Robert Cumming
– A História da Arte/ Sextante

17 comentários sobre “Botticelli – PIEDADE

    1. LuDiasBH Autor do post

      Rute

      Muito obrigada pela visita e comentário. Volte sempre.

      Amiguinha, no seu questionamento, uma definição não invalida a outra, pois “Renascimento” é o termo usado para identificar o “período” da História, situado aproximadamente entre fins do século XIV e início do século XVII, ou seja, o período em que a pintura foi produzida (pintura renascentista). Já “Naturalismo” indica o gosto e preocupação com a representação da natureza, assim como a busca pela reprodução mais fidedigna possível da figura humana, não importando se o tema é profano ou religioso. Portanto, PIEDADE é uma obra renascentista (foi criada no período do Renascimento) e também naturalista, de acordo com o modo como foi pintada.

      Abraços,

      Lu

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  1. LuDiasBH Autor do post

    Pat

    Que comentário lindo, você fez.
    É isso mesmo: Jesus ensinava até quando estava em silêncio.

    Beijos,

    Lu

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  2. Patricia

    Ei Lu!

    Linda pintura. Botticelli retrata a dor e tristeza no semblante de cada componente do quadro.
    Capta o olhar de indignação de todos nós perante a crucifixação.
    Principalmente de um homem incomum como Jesus que nos ensina até com seu silêncio.

    Bjos.

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  3. Tereza Maria de Magalhaes

    “A arte imita a vida” E a vida do Mestre Jesus de Nazaré,imitada apenas no Seu amor ao próximo,é dever de todos! Tetê

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    1. LuDiasBH

      Tetê

      Menina, você andou sumida!
      Senti a sua falta.

      O amor de Jesus pela humanidade foi e continua sendo incondicional.
      Embora ela continue tão arrogante quanto no dia de sua imolação.

      Abraços,

      Lu

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  4. messias

    Lu,

    Um exemplo que ainda vive e viverá. Imagine se nada tivesse ocorrido! O programa da vida humana não é aleatório, há um principio maior, um meio, um fim que não acaba em sí mesmo.

    Messias

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  5. karlla

    Lu,

    A imolação de Cristo foi o extremo para que a humanidade tivesse um rumo melhor, ainda assim nem todos assimilaram.

    Karlla

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  6. LuDiasBH

    Aninha

    Este quadro é mesmo muito comovente.
    Botticelli deixa-nos uma obra de muita dramaticidade e beleza.

    Abraços,

    Lu

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